Governo e Marinha discutem estratégias para a COP-30

Publicado em 23 de fevereiro de 2024

A questão da hospedagem para as pessoas que irão participar da COP-30 em Belém é um assunto pautado com grande atenção pelo Governo do Estado. Marinha e autoridades estaduais estão em contato direto para melhor planejar essa estrutura necessária para alocar os participantes da conferência.

Preparar e tornar a capital paraense, Belém, acessível para quem vai se hospedar em navios durante o período da COP-30, em novembro de 2025, foi a pauta discutida na reunião entre o Governo do Estado e Marinha do Brasil, nesta terça-feira (20).

O encontro foi realizado entre a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, e o vice-almirante, Antônio Capistrano, Comandante do 4° Distrito Naval, e abordou o projeto que tem como objetivo ampliar as opções de hospedagem em Belém. 

Quer saber mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp

Segundo a vice-governadora, Hana Ghassan, a Marinha do Brasil tem papel fundamental para ajudar em resoluções que auxiliem na mobilidade fluvial da capital.

“Um dos projetos que o Governo do Estado, junto com o Governo Federal, está trabalhando é a dragagem do canal na frente do Porto de Belém para que possamos receber os grandes cruzeiros e utilizá-los como hospedagem. Sendo assim, diante do seu papel fundamental, a Marinha vai homologar as obras de calado do Porto de Belém, por isso é tão importante essa parceria”, explicou a vice-governadora. 

O vice-almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, comandante do 4° Distrito Naval, recebeu a formalização do pedido e disse que Marinha do Brasil e vai facilitar o processo para a realização. “A Marinha está à disposição, para o que ela puder ajudar, ela vai fazer, não só nessa parte de mobilidade, de hospedagem, mas toda a necessidade, para acelerar qualquer tipo de demanda. Temos que facilitar esse canal, porque o tempo é escasso. Então, a Marinha do Brasil está pronta para apoiar o nosso estado”, reforçou o comandante. 

COP 30 

Em maio de 2023 a Organização das Nações Unidas (ONU), realizadora da 30ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), confirmou Belém como sede em 2025. A COP é o principal evento do planeta de discussões sobre mudanças climáticas. Na edição de 2022, o governador do Pará, Helder Barbalho, liderou uma campanha para que o evento fosse realizado em um estado da Amazônia, colocando o Pará à disposição para sediar a Conferência, realizada anualmente, com a participação de chefes de Estado, referências na agenda ambiental, sociedade civil, dentre outros participantes. 


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

AO VIVO!