Como anda a Tradição, escola que homenageou Silvio Santos?

Publicado em 23 de fevereiro de 2024

Ao longo dos anos, as escolas de samba do Rio de Janeiro trouxeram muitas temáticas e inovações nos desfiles do Carnaval carioca. E uma das homenagens mais marcantes feitas pelas agremiações na Marquês de Sapucaí, e que marcou o imaginário de muita gente, foi exatamente a realizada pela escola de samba Tradição em 2001com a história de Silvio Santos na avenida.

Após anos de ostracismo, a Tradição voltou às manchetes após se sagrar campeã da Série Prata do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024. Com o título, a agremiação de Campinho, na zona norte da capital fluminense, voltará a desfilar na Marquês de Sapucaí em 2025.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Carnaval: escolas seguem se preparando para desfile em BelémDesfile das escolas de samba começa nesta sexta

Coincidentemente, em 2024 a Tradição completa 40 anos de fundação. Criada a partir de dissidentes da Portela, a escola de samba não desfilava na Sapucaí há 10 anos, quando se apresentou na Série Ouro, que até então era chamada de “Grupo B”.

A Tradição ficou famosa pelo memorável desfile com a temática do “Homem do Baú” em 2001. Chamou a atenção o destaque que a escola trouxe ao apresentador em plena transmissão da TV Globo em uma época onde a emissora de Silvio Santos e a emissora da família Marinho disputavam a liderança da audiência no Brasil.

Quer mais notícias do Carnaval? Acesse nosso canal no WhatsApp!

SBT REPRISA DESFILE SEM CONHECIMENTO DA GLOBO

O desfile marcou tanto que, durante o Carnaval deste ano, o SBT — por ordem expressa do próprio Silvio Santos — reprisou a transmissão do desfile da Tradição de 2001 com as imagens e até a marca d’água da Globo no horário nobre do sábado pós Carnaval (17 de fevereiro).

O público estranhou a exibição, que cortou parte do telejornal SBT Brasil e prejudicou a audiência do horário. Com direito a comentários de Glória Maria (1949-2023) e Cléber Machado (demitido da Globo em 2023  e hoje contratado do SBT), a exibição na íntegra do desfile da Tradição de 2001 também não censurou seios de passistas que estavam à mostra, prática comum na época e que se tornou incomum nos carnavais dos dias atuais.

VEJA O VÍDEO:


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 11:00

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 11:00