Setor de Serviços gera cerca de 18 mil postos no Pará

Publicado em 23 de fevereiro de 2024

Baseado nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, um estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico no Pará (Dieese/PA), mostrou que a geração de empregos formais no Setor de Serviços alcançou cerca de 18 mil postos ao longo de 2023, em todo o Pará.

O estudo que integra o projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre o Dieese-PA e o Governo Estadual, apontou que foram feitas um total de 163.654 admissões, contra 145.659 desligamentos, gerando um saldo positivo de 17.995 postos de trabalhos no ano passado. Esse resultado é maior do que havia sido registrado em 2022, quando foram feitas 153.029 admissões, contra 135.881 desligamentos.

De acordo com os dados apresentados, entre os subsetores que se destacaram na geração de empregos estão os de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que juntos geraram 9.203 postos de trabalhos, seguidos dos subsetores de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais com saldo positivo de 3.719 postos.

Conteúdos relacionados:

Seduc inscreve professores para intercâmbio nos EUADepois de reforma, Uepa reinaugura auditório Paulo Freire

Com as novas vagas preenchidas ao longo de 2023, o Pará se mantém em primeiro lugar entre os outros Estados da região Norte do país que também tiveram alta na geração de empregos no Setor de Serviços. O ranking mostra em segundo lugar o Estado do Amazonas, que teve saldo positivo de 12.589 postos preenchidos neste mesmo período.

Na terceira posição está o Tocantins com saldo positivo de 7.459 contrações no ano passado, seguido de Rondônia que gerou 5.806 novos postos. Roraima, Amapá e Acre encerram a lista com respectivamente 3.832, 3.561 e 2.327 novos postos de trabalho criados no período de janeiro a dezembro de 2023.

Ainda de acordo com o Dieese-PA, as oportunidades de empregos formais no setor de serviços podem variar de acordo com diversos fatores, incluindo as demandas mais específicas, o próprio crescimento econômico, políticas governamentais e as demais condições do mercado de trabalho.

No caso do Pará, as oportunidades podem ser influenciadas por fatores como o desenvolvimento do turismo, comércio varejista, serviços financeiros, tecnologia da informação, saúde, entre outros, destaca o estudo.

Quer saber mais sobre as notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00