Pará deve criar 5 mil vagas temporárias neste final de ano

Publicado em 3 de dezembro de 2023

Levantamento da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), aponta que o trabalho temporário gerou mais de 700 mil novas posições no Brasil apenas no primeiro trimestre deste ano, sendo que mais de 183 mil foram convertidas em empregos efetivos.

Já no 3º trimestre a entidade estima a abertura de 470 mil vagas nessa modalidade no país. A alta nas contratações temporárias ocorre principalmente em datas festivas do final de ano, já que as indústrias precisam produzir com antecedência para dar vazão à necessidade do comércio. Nesse período, aponta a Asserttem, as contratações devem ser puxadas pelo setor da Indústria (60%), seguido pelo de Serviços (30%) e Comércio (10%).

CONTEÚDO RELACIONADO

Cidades do Pará lideram ranking de Geração de Emprego
Obras do Terminal Hidroviário de Anajás entram em fase final
“Não vai faltar verba”, diz Jader Filho em entrevista à Veja

Projeções do Dieese-PA apontam crescimento no setor na ordem de 10%, com a criação de quase 5 mil postos temporários neste final de ano no Pará, número que aumenta para 5,5 mil nas contas do Sindicato dos Lojistas, com um percentual de efetivação que pode oscilar de 10% a 20% das vagas temporárias.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Com a aproximação das promoções e festas de final de ano, o setor produtivo e de comércio estão superaquecidos, gerando ótimas oportunidade para quem está desempregado e para as empresas, que precisam aumentar sua mão-de-obra. “A modalidade de trabalho temporário é uma ótima solução para estes casos, e possibilita chances para quem quer trabalhar”, afirma a especialista em contratação temporária, Cilene Gouveia.

Segundo ela, aproveitar o momento de festas é ótimo tanto para quem contrata, como para quem é contratado. A especialista explica que este período representa uma janela de oportunidades para quem deseja voltar ao mercado. “O trabalho temporário é uma excelente oportunidade para o profissional que está desempregado mostra suas habilidades, e assim, alcançar a contratação efetiva, pois o temporário estará sendo avaliado para futura oportunidade naquela empresa”, falou.

Cilene ressalta que não apenas eventos de final de ano geram abertura de novas vagas de emprego na cidade, mas também estamos em um período de grande mudança para a região, como a realização da COP-30. “É importante frisar, também, que estamos nos olhos do mundo e todo o setor de hotelaria, indústria e serviços vão precisar de reforços, o que significa que o mercado está aquecido e é um excelente momento para voltar para o mercado de trabalho” explica.

Para quem está contratando, Cilene ressalta que é muito importante ter um planejamento prévio. “Para as empresas que estão contratando, a contratação de trabalhadores temporários é uma ótima opção, pela flexibilidade, agilidade e segurança jurídica, pois as empresas que fornecem estes profissionais e são autorizadas pelo Governo Federal, já possuem um cadastro de pessoas aptas a iniciar imediatamente, principalmente para serviços de curto prazo. Para se chegar aos melhores candidatos, é preciso um processo de captação de talentos especializado. Por isso, sugiro a escolha de uma empresa especialista e certificada nesta atividade e que feche uma parceria de negócios que seja viável para o seu negócio”, finaliza.

Ainda segundo a especialista, este momento é de muita oportunidade e atenção. “A principal dica é que estas pessoas fiquem atentas às oportunidades que estão sendo anunciadas, mantendo os seus dados atualizados nas plataformas de empregos, visitando os sites das empresas, grupos de divulgação de vagas e todos os veículos de comunicação que publicam as oportunidades de trabalho. Manter o currículo ou cadastro profissional nas plataformas sempre atualizadas é muito importante. Muitas pessoas perdem ótimas oportunidades simplesmente porque não atenderam uma ligação ou não responderam uma mensagem de convocação para uma entrevista”, finalizou Cilene, que possui formação em Direito e Administração e atua há mais de 30 anos na área de Recursos Humanos.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Rádio Show

20:00 22:00

AO VIVO!

Rádio Show

20:00 22:00