Vídeo: Helder assina ordem para Nova Doca. Veja como será
Written by on 7 de maio de 2024
O governador Helder Barbalho assinou, na noite desta terça-feira (7), a ordem de serviço das obras do canal da avenida Visconde de Souza Franco. A Nova Doca, como será chamada, envolve um Parque Linear, que se configura como mais uma intervenção urbana que prepara Belém para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP 30, em novembro de 2025.
As obras serão realizadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), por meio de um convênio com a Itaipu Binacional, orçado em R$ 310 milhões. A intervenção envolve os 1.200 metros de extensão do canal, que terá início no perímetro entre as avenidas Marechal Hermes e Pedro Álvares Cabral.
Conteúdo Relacionado
“Nova Doca”? Vídeo de cidade na China viraliza em Belém
COP-30: Jader Filho anuncia novos investimentos para Belém
No vídeo disponibilizado pelo Governo do Pará, é possível observar que a Nova Doca terá passarela metálica com mirante, quiosques para lanche, jardins de chuva, área para piquenique, espaço para eventos, espaço pet, urbanização viária, playground, academia ao ar-livre e fonte interativa.
A obra envolve também a pavimentação asfáltica de 2.400 metros, que inclui construção do novo sistema de drenagem de chuva e rede de esgoto sanitário, ciclovia, sistema de energia limpa, além da substituição de seis comportas para controle de água de maré.
A Nova Doca irá transformar a avenida Visconde de Souza Franco em mais um cartão postal da cidade, uma vez que já estão em construção o Parque da Cidade, que fica na avenida Júlio Cesar, e do Porto Futuro 2 que fica nos galpões anexos na Estação das Docas.
“A população de Belém vai ganhar um espaço de convivência e entretenimento requalificado, que agrega e incentiva valores ambientais e culturais em um local que hoje é bastante frequentado na nossa cidade. A Nova Doca contempla espaços de convivência, alimentação, espaço para crianças, pet, descanso e contemplação, dentre outros com integração com a natureza e a tecnologia. Essa obra é mais um importante avanço dentro da organização urbana que Belém terá com a realização da COP 30”, garantiu Ruy Cabral, titular da Sedop.