Após um ano, Programa Escola Segura reduz violência
Written by on 17 de abril de 2024
Desenvolvido com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos alunos e funcionários das escolas estaduais, o Programa Escola Segura completou um ano nesta quarta-feira (17).
Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o programa mantém ações de prevenção à violência e reforço à convivência harmoniosa na rede de ensino.
O programa insere policiais militares e psicólogos na convivência escolar, para garantir a segurança e o bem-estar de todos.
Conteúdo relacionado
‘Escola Segura’ promove palestra para estudantes de MarabáProjeto de escola pública faz eclipse solar em laboratórioProfessora paraense apresentará palestra em Havard
“O ‘Escola Segura’ garante, sobretudo, uma aproximação maior com as famílias, para que possamos desenvolver atividades efetivas para a proteção dos nossos estudantes e profissionais. Realizamos uma série de ações a partir da Assessoria de Convivência Educacional para conseguir uma rede de apoio efetiva e um ambiente adequado para todos”, afirmou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.
Com o programa, o Pará se tornou o primeiro estado a incluir a segurança policial nas escolas, além de ter se tornado o estado com maior contingente de profissionais da psicologia e assistência social para construção da rede de apoio dos estudantes e professores.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Lançado em 2023, o Programa Escola Segura é uma das iniciativas desenvolvidas para garantir segurança no ambiente escolar. A partir do Programa, a Seduc estabelece o Núcleo de Segurança e Proteção Escolar com oficiais da Polícia Militar e assessores de segurança pública no órgão central, para monitoramento e planejamento de ações a partir de ocorrências, assim como a definição de protocolos de ação em situações rotineiras e de crise.