Paraense que estava em Israel chega a Belém após repatriação

Publicado em 15 de outubro de 2023

A guerra que está sendo travada a mais de uma semana no Oriente Médio, entre Israel e o grupo extremista Hamas, já deixou mais de quatro mil mortos. A escalada da violência na região de Israel e da Faixa de Gaza já se tornou uma das piores crises humanitárias recentes, assim como a guerra na Ucrânia.

Em um grande esforço no sentido de resgatar brasileiros que vivem em regiões próximas ao conflito, a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Governo Federal já enviaram cinco aviões para fazer a repatriação de pessoas que estavam em Israel e pediram para retornar ao Brasil.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Israel vai iniciar “operação militar significativa” em GazaEntenda a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas

Uma destas pessoas é a paraense Helena Castor, de 69 anos. A idosa, que estava na cidade de Ra’anana, à 20 km de Tel Aviv, em Israel, foi uma dos 207 brasileiros repatriados no 4º voo da FAB, que chegou ao Brasil no início da madrugada de sábado (14).

A paraense e os outros 206 brasileiros chegaram ao Rio de Janeiro e ela, horas depois, pegou outro avião rumo a Belém, chegando na capital paraense no início da tarde. Em entrevista ao repórter Wellington Jr., da RBATV, Helena contou detalhes dos momentos que viveu desde que a guerra foi deflagrada.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

“Apesar de estar em uma cidade que não foi atacada, a gente ouvia sirenes de alerta a todo momento. Quando ia ter um ataque mais forte, os canais de notícias na TV orientavam para que as pessoas não saíssem de casa e se protegessem em abrigos”, disse ela, que foi recebida com abraços e carinhos pela família.

Apesar de ter chegado em Belém, Helena ainda se preocupa com a situação no Oriente Médio pois deixou a filha mais velha em Israel, pois ela possui nacionalidade israelense e constituiu família no país. Nesta semana, desde que começou a guerra, a paraense já teve que se abrigar junto à filha e à família dela em um bunker por conta dos riscos de ataques aéreos na região onde moram em Israel.

VEJA O VÍDEO:

  

REPATRIAÇÃO

A Operação Voltando em Paz, da FAB e do Governo Federal, já conseguiu resgatar mais de 900 brasileiros que estavam nas regiões onde o conflito está ocorrendo por meio de cinco voos. Há ainda o pedido de repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza, lado palestino da guerra entre Israel e Hamas, onde a saída segura deles do território ainda não foi executada.

Um avião da Presidência da República já está na Europa aguardando pela autorização para fazer o resgate dos brasileiros por meio do Egito. Um corredor humanitário é negociado para fazer o deslocamento de civis da Faixa de Gaza rumo ao território egípcio e posterior repatriação para outros países, como o Brasil.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

AO VIVO!