Verene anuncia single duplo “Tudo me Distrai” e “Cigana”
Publicado em 12 de setembro de 2024
A banda paraense Verene se prepara para lançar um single duplo com as faixas “Tudo me Distrai” e “Cigana” nas plataformas digitais, na terça-feira, 17 de setembro. O projeto marca uma nova fase de amadurecimento e reafirmação da identidade musical do grupo, que traz canções que possuem texturas e camadas influenciadas nas músicas brasileiras/sul-americanas.
Composta por Berg Viana (bateria e vocais), Dionísio Fares (baixo), Felipe Palha (guitarra e synth), Gabriel Flexa (guitarra, synth e vocais) e Giovanni Zeit (vocal), a Verene incorpora nessa nova fase influências variadas que refletem em seu som contemporâneo.
As canções trazem fortes influências do underground dos anos 80 e 90. Já as letras refletem o espírito da juventude e seus desafios. “Cigana” é uma reflexão sobre a rotina diária, os “corres” de um jovem-adulto e a busca por momentos de tranquilidade. O single é influenciado pelo post-punk e synthpop.
Conteúdo relacionado:
Maior cover do Linkin Park fará show em Belém este mês“Samuel Rosa Tour” desembarca pela primeira vez em BelémAlunos do Vale Música Belém tocam com OSB no RJ
Felipe Palha descreve a faixa como um retrato realista da vida, em contraste com os clichês românticos de filmes e livros. “A rotina nos devora tanto quanto os sentimentos que usamos como refúgio”, afirmou o guitarrista.
Por outro lado, “Tudo me Distrai” explora o cotidiano acelerado, focando nos desafios do trabalho e nas distrações que tomam conta do dia. Gabriel Flexa comenta que a faixa representa o cansaço da rotina moderna e a necessidade de um escape.
“Queríamos trazer uma atmosfera que fizesse as pessoas refletirem sobre o que realmente vale a pena ao final do dia”, explicou o também guitarrista.
A escolha das faixas para o lançamento surgiu de uma interação direta com o público. Em um show realizado em maio no Ná Figueredo, a banda decidiu envolver os fãs no processo criativo. O vocalista Giovanni Zeit conta que os ingressos funcionaram como cédulas de votação, e o público selecionou suas faixas favoritas entre quatro músicas inéditas.
“Foi muito legal ter essa participação do público na escolha. Essa troca de energia é essencial para nós”, afirmou o artista.
Quer mais notícias de música? acesse o nosso canal no WhatsApp
O processo de gravação das novas músicas foi conduzido em conjunto pela própria banda, com as gravações feitas na RB Produções, sob a supervisão de Giovanni Zeit e Gabriel Flexa. Gabriel também ficou responsável pela mixagem e masterização das faixas. A produção visual do single contou com foto de Breno Leal e edição de Berg Viana, fortalecendo o caráter independente do grupo.
Novas experiências
O single marca a primeira vez que os cinco integrantes entraram em estúdio juntos para gravar músicas novas, o que, segundo o baixista Dionísio Fares, foi uma experiência marcante.
“Foi a concretização de uma nova fase. Ainda estamos entendendo como funcionamos no estúdio, mas foi um grande aprendizado”, compartilhou.
Felipe também comentou sobre as expectativas do grupo em relação ao futuro. “Queremos nos expandir dentro do circuito musical de Belém e essas músicas são o ponto de partida para isso”, disse.
Segundo o baterista Berg Viana, esse momento representa uma fase de amadurecimento e uma compreensão mais profunda do que é a Verene.
“Esse lançamento reflete as visões sobre as decisões e transições que fazem parte do dia a dia do jovem adulto sul-americano”, comentou Berg, explicando que o single captura a somatória dessas experiências cotidianas.
Novidades
Além dos lançamentos digitais, a banda planeja shows de estreia das novas músicas para os próximos meses. Flexa destacou que o foco da Verene está em trabalhar no seu primeiro álbum, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2025.
“Nossa meta é criar o melhor conteúdo para nossas músicas e shows, e conquistar novos espaços”, afirmou Gabriel.
Trajetória
A banda Verene foi consolidada em 2019 com o lançamento do single “Bem a Tarde”, marcando o início de sua trajetória musical. Em 2020, durante a pandemia, a banda lançou o single duplo “Movimento Contínuo”, refletindo o impacto do período.
Em 2022, a entrada do baixista Dionísio Fares trouxe novos rumos à banda, com o lançamento do single “Coisas Que A Gente Vê” e a preparação para o primeiro EP, “Por Onde Tudo Passa”, lançado em 2023. O EP, que inclui a faixa “Eu Vou” – a mais escutada da banda até agora – foi destacado na playlist nacional “Indie Brasil” do Spotify.
No início de 2024, a banda lançou “Caipirinha” e passou a integrar os músicos Giovanni Zeit e Felipe Palha, marcando uma nova fase com uma abordagem inovadora no uso de sintetizadores.