Vereadores de Ananindeua são denunciados por crime eleitoral
Written by on 26 de abril de 2024
Denúncia feita pelo Sintepp Ananindeua nas redes sociais aponta a ocorrência de crime eleitoral cometido por vereadores e vereadoras que usam espaços públicos para fazer campanha antecipada de suas candidaturas e em apoio à candidatura do atual prefeito, Daniel Santos. Foi o que aconteceu na Escola João Paulo II, na Cidade Nova 6, no último dia 18 de abril, onde a vereadora Nice Ruffeil reuniu com pais e responsáveis de alunos, sem a participação da direção da escola. Não houve discussão pedagógica, mas apenas informes sobre a campanha eleitoral.
DENÚNCIA
Em vídeo, a vereadora afirma que conseguiu a reforma do espaço e que isso ocorreu porque o prefeito foi “bonzinho” e “beneficiou” a comunidade como se fosse um favor pessoal. Não menciona as várias movimentações dos próprios trabalhadores da escola e do Sintepp Ananindeua e omite um relatório encaminhado ao MP mostrando as condições indignas do estabelecimento. A prática de atos eleitoreiros pode ser denunciada à Justiça Eleitoral através do aplicativo Pardal, do disque-denúncia e site do TRE (0800 346 8460 ou tre-pa.jus.br) para a devida apuração.
CARINHO
Foi consagradora a passagem do ministro das Cidades, Jader Filho, por Salvador, ontem, onde participou da inauguração da última etapa do BRT da capital baiana. À certa altura, Jader precisou pausar seu discurso para agradecer uma apoiadora presente, que o chamou de “gostoso” e “delícia” de forma repetida. Aos risos, ele agradeceu a manifestação carinhosa. Ao lado dele, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), se divertiu com a situação. Ao prosseguir com o discurso, Jader reforçou que o ministério irá “continuar trabalhando em parceria, em especial aqui em Salvador”.
GRATIDÃO
Ao lado de seus advogados, incluindo Sábato Rosseti, o ex-deputado federal Wladmir Costa deixou o presídio onde se encontrava há uma semana, após ser preso por crime de violência eleitoral contra a deputada Renilce Nicodemos. Sem peruca, Wlad disse se orgulhar da tornozeleira eletrônica e agradeceu as “solidariedades recebidas”, com especial destaque para o apoio de Dr. Daniel, prefeito de Ananindeua, a quem distinguiu como amigo de todas as horas. Vale dizer que há meses ele vem postando na internet elogios ao gestor e ataques a seus desafetos.
SABOTAGEM
Documento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que relata a queda das linhas de transmissão de energia do Brasil em janeiro de 2023 é definitivo: houve sabotagem ou tentativa criminosa, relacionada com as ações golpistas de 8 de janeiro. Sem condições climáticas adversas no período, entre 8 e 31 de janeiro, 24 torres foram atacadas em seis Estados: Rondônia (4 locais), Paraná (4), São Paulo (3), Mato Grosso (1), Piauí (1) e Pará (1). Em todos os casos, os parafusos da base das torres foram retirados e os cabos de sustentação cortados.
DIAGNÓSTICO
Prefeitos e secretários municipais de Educação devem responder ao questionário “Diagnóstico de Equidade Étnico-Racial”, elaborado pelo MEC e distribuído pelo TCMPA e pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). As perguntas se relacionam à equidade racial; educação para as relações étnico-raciais; educação escolar quilombola; e educação escolar indígena. O diagnóstico é uma ferramenta para elaborar a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.
LINHA DIRETA
A Uepa e a Secretaria Especial da Receita Federal (RFB) assinaram acordo de cooperação técnica, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, projeto de extensão promovido pela Receita Federal e instituições de ensino superior com o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas.
A parceria permite que os alunos do curso de Comércio Exterior da universidade possam ser capacitados para dar orientações e fazer atendimento relativo aos serviços que envolvam a importação e exportação de mercadorias.
De 2 a 5 de maio Belém recebe a 4ª edição do Festival Feminino, que foca no protagonismo das mulheres na música instrumental. A programação será na Fundação Cultural do Estado do Pará, e os ingressos serão distribuídos gratuitamente pelo site festivalfeminino.com/belem.
O deputado estadual Carlos Bordalo (PT) apresentou requerimento na Alepa esta semana pedindo à Segup informações sobre um possível aumento no número de denúncias de violência contra idosos em 2024 no Pará.
De acordo com o parlamentar, esses dados ajudam nos encaminhamentos necessários voltados à melhoria da qualidade de vida desta faixa etária.
Será hoje, 26, às 8h, no campus de Santarém da Ufopa o pré-lançamento do documentário “Heróis do Fogo: A Luta dos Brigadistas na Amazônia”, que relata a batalha dos brigadistas contra as chamas que devoram a Flona Tapajós.