Verão 2025: aprenda a fazer fotos incríveis com o celular

Written by on 22 de julho de 2025

As férias chegaram e com elas o desejo de eternizar momentos ao ar livre, entre mergulhos em praias e igarapés, pôr do sol, muita sombra e água fresca. Em tempos de redes sociais, registrar esses instantes com fotos e vídeos criativos virou quase um ritual da estação. Mas será que é preciso ter uma câmera profissional para capturar boas imagens? A resposta é não.

Quem garante isso é o fotógrafo paraense Klewerson Lima, nome em destaque na cena da fotografia brasileira, sendo um dos artistas selecionados pelo prêmio Foto da Quebrada 2024 com uma fotografia feita com um celular.


Em entrevista para o DOL, Klewerson compartilhou algumas dicas práticas para quem deseja registrar momentos do verão e produzir conteúdos para as redes sociais, mesmo sem equipamentos profissionais.

Conteúdos relacionados:

Luz do sol é uma aliada

No verão, o sol é presença constante e saber como lidar com ele pode transformar qualquer registro. Para Klewerson, o segredo está em escolher os momentos do dia em que a luz é mais suave. “O melhor horário para vídeos e fotografias com a luz do sol intensa é sempre no amanhecer ou entardecer do dia, em que a luz tá suavizada”, explica.

Segundo ele, a iluminação natural pode ser usada como aliada nesses horários do dia. “Nesse momento a luz está diagonal e horizontal, isso faz com que as cores fiquem diferentes e a nossa percepção de luz fique única, e devido a luz estar em uma posição diferente é sempre muito bonito o céu e as sombras”, diz.

Conhecida entre fotógrafos como golden hour, essa “hora dourada” acontece logo após o nascer do sol e pouco antes do pôr do sol. “Ela é ideal para criar fotos com cores vibrantes e sombras interessantes, uma espécie de ‘filtro natural’”, completa o artista.

Mas e quando não é possível fugir do sol forte, como no meio da tarde? Para essas situações, Klewerson sugere usar a luz intensa a favor da composição. “Assim como a vida, a gente tem que fazer o que nos atrapalha virar a nosso favor, então vale pensar em utilizar essa luz direta para criar formas com as sombras e tbm tentar ângulos que usem a luz para clarear e não para criar sombra, se a luz tá vindo de cima, fotografe coisas e pessoas de cima para baixo”, compartilha.

Além disso, ele recomenda ajustar a exposição manualmente, tocando na tela do celular no ponto onde se deseja controlar o foco e a luminosidade.



Enquadramento e improviso enriquecem as imagens

Mesmo com o celular, é possível aplicar princípios da fotografia profissional para melhorar o enquadramento das fotos. Uma das dicas mais conhecidas é a “regra dos terços”, que pode ser utilizada ativando uma ferramenta simples na própria configuração da câmera do aparelho.

“A regra dos terços pode ser aplicada ativando a grade da câmera, que consiste em dividir a tela em nove partes iguais com duas linhas horizontais e duas verticais. O objetivo é posicionar os elementos principais ao longo dessas linhas ou nos pontos de interseção”, ensina Klewerson.





Use elementos da natureza na composição

Outra forma de dar mais riqueza visual aos registros é incluir elementos naturais, como folhas, reflexos, sombras, água e céu, na composição das imagens. Segundo o fotógrafo, essa é uma forma de reconectar o olhar com o ambiente.

“Vale pensar que podemos enquadrar mais natureza e um pouco de nós, ao invés de fazer o contrário. Nesse universo das fotos de celular a gente sempre se coloca como prioridade, mas acho interessante colocar a natureza em primeiro plano”, disse.

Para quem está sozinho e quer aparecer na foto, a solução está na criatividade e no improviso. “Recomendo adaptar qualquer objeto que possa apoiar o celular, e programar o temporizador da câmera. Pode ser uma sandália, um galho de árvore ou até uma garrafa”, indica Klewerson.

“Esse é o momento de aproveitar o improviso e descobrir novos ângulos, novas formas de fazer foto. Vale até usar o celular de cabeça para baixo para experimentar uma perspectiva diferente”, completa.

Ajustes simples podem fazer a diferença

Se engana quem pensa que é necessário baixar dezenas de aplicativos para editar uma boa foto. Para Klewerson, os próprios recursos ativos da galeria do celular já são um ótimo aliado na hora da edição. “Os celulares já contêm editores próprios, que têm o básico da edição: controle de luz, brilho, contraste, sombra… com esses recursos já é possível ter uma foto boa”, afirma.

Para quem deseja algo mais elaborado, ele indica dois aplicativos com ferramentas gratuitas: o Lightroom, que permite aplicar presets e ajustes de cor com mais precisão, e o CapCut, voltado para edição de vídeos, com diversas ferramentas integradas às plataformas sociais.

Klewerson também recomenda atenção especial a ajustes simples, mas que fazem diferença. “Mesmo por se tratar de uma época em que o sol está pleno, é muito interessante se preocupar com brilho, contraste e saturação, não só na hora da edição, mas também na hora de fazer o registro”, disse.

Para o fotógrafo, não existem erros na fotografia e o importante é usar a criatividade. ”Cada um tem um estilo, gosto, jeito de ver a fotografia como lhe agrada, são perspectivas diferentes. A ideia é registrar o momento, as férias, criar lembranças, e fotografar tudo, de sua maneira e gostos”.

Quer receber mais dicas e notícias direto no celular? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Olhar atento para criar registros únicos 

As redes sociais valorizam conteúdos com personalidade. Por isso, pensar antes de clicar pode ser o diferencial de um registro comum para uma imagem marcante. Klewerson reforça a importância de variar os planos e buscar uma narrativa visual na hora de registrar um momento.

“A sugestão que deixo, é a pessoa pegar toda especialidade do local onde ela se encontre nesse verão, mesclando ângulos e planos, desde os planos abertos, médios, fechados e detalhes, tanto na fotografia quanto nos vídeos”, compartilha.

Para quem está começando a produzir conteúdo com o celular, o conselho é não abrir mão da luz, da composição , principalmente, da paciência. “Planos e ângulos são essenciais, mas sem esquecer da luz e de tudo mais que o celular proporciona para fazer um registro agradável desse verão”, diz.

Por fim, Klewerson compartilha o que considera o maior segredo da fotografia. “Sempre digo que a fotografia tem que ser pensada, calculada antes do registro. Saber esperar o momento certo e ter olhos atentos ao todo, ao ambiente, às pessoas. Assim você terá registros autênticos e fiéis à realidade de cada local”, finaliza.




Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

AO VIVO!