Veja onde encontrar programação infantil em julho em Belém

Written by on 16 de julho de 2024

Durante o mês de julho, período de férias escolares, nem todas as famílias viajam para algum destino fora de Belém ou até do Estado. Por isso, muitas buscam atividades com foco na diversão e entretenimento das crianças na própria capital paraense.

Na Região Metropolitana de Belém, a população pode encontrar várias programações e opções de lazer gratuitas para crianças, adolescentes e até idosos.

A Usina da Paz Antônia Corrêa, no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém, segue até 26 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com as atividades da colônia de férias para crianças e adolescentes. Ao longo do mês de julho, a programação atenderá diferentes faixas etárias, com atividades que envolvem música, esporte, recreação, cultura e lazer.

Durante a programação de abertura, o público participou de campeonatos esportivos, gincanas culturais e exibições de filmes, além do tradicional banho de piscina. O evento também contou com apresentações musicais.

Outras Usinas da Paz do Estado já iniciaram as colônias de férias, como as do Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem, em Belém, e UsiPaz de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense. Para participar é necessário se inscrever presencialmente na recepção do complexo onde fará as atividades, apresentando originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. As vagas são limitadas.

Colônias de Férias para idosos

As Usinas da Paz dos bairros da Cabanagem e Jurunas/Condor, em Belém, realizam programações de colônias de férias para idosos. Ao longo desta semana, serão realizadas uma série de atividades de lazer e entretenimento para o público da melhor idade.


A programação, que inclui atividades esportivas na piscina e com a exibição de filmes e danças no teatro do complexo de cidadania, segue até a sexta-feira (19). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas nas próprias Usinas, nos seguintes endereços:

– Usina da Paz Cabanagem – Rua Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin – de 1º a 19 de julho

– Usina da Paz Jurunas/Condor – Travessa Quintino Bocaiúva, entre a Avenida Bernardo Sayão e Travessa Honório José dos Santos, em frente à UPA do Jurunas.

Fundação Cultural do Pará

A Fundação Cultural do Pará também está realizando programações voltadas para crianças e adolescentes. A programação é gratuita e ocorrerá em dois espaços: no Núcleo de Oficinas Curro Velho e no Centur. As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou virtual.

No Curro Velho, as atividades seguirão até o dia 24 de julho, sempre às terças e quartas-feiras. Podem participar crianças a partir de 5 anos de idade. Não há limite de idade. As inscrições são feitas para cada sessão e as atividades terão 3 horas de duração.

Durante os encontros, as crianças serão estimuladas a desenvolver habilidades motoras, sensoriais, afetivas, e sociais nas oficinas de música, palhaçaria, e contações de histórias.

Para crianças e adolescentes – Para crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos, a Fundação Cultural do Pará promoverá atividades nas diversas seções da Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV), no Centur. No Centur, as atividades ocorrerão entre os 16 e 18 de julho. Sempre de 9h às 12h.

A programação inclui exibições de filmes por meio do projeto Cine Arthur, mini oficinas, dinâmicas de desenho, entre outras atividades lúdicas e educativas.

Inscrições – Tanto para as atividades no Curro Velho e na Biblioteca Pública Arthur Viana é possível se inscrever pela internet ou presencialmente.

O Curro Velho está localizado na rua Professor Nelson Ribeiro, 287, no Telégrafo. A Biblioteca Pública está localizada na sede da Fundação Cultural do Pará, na Avenida Gentil Bittencourt, 650, no bairro Nazaré.

Também é possível se inscrever pela internet. Para as oficinas que ocorrerão no Curro Velho, é preciso preencher o formulário virtual Para a programação na Biblioteca Arthur Viana, é necessário enviar e-mail com as informações das crianças e do adulto responsável. O endereço eletrônico é: cbpav@fcp.pa.gov.br

OUTRAS OPÇÕES

– No restaurante Engenho Dedé, ocorrem as “Férias na Brinquedoteca do Engenho” todas as terças, quartas e quintas de julho, com oficinas infantis, pinturas faciais e lições de colorir, sempre das 19h às 21h.


– Centro Cultural Bienal das Amazônias: até o dia 31 de julho, o Centro Cultural Bienal das Amazônias oferece, gratuitamente, diversas atividades voltadas para o público infantil de cinco a dez anos. O equipamento cultural, localizado no centro comercial de Belém, dispõe de um espaço de férias que conta com quadra poliesportiva; ludoteca com empréstimo de jogos para todas as idades, espaço para desenho e pintura, monitores pedagógicos, além de programação de cinema e teatro. O espaço de férias é aberto ao público e funciona de quarta a domingo, durante o expediente do Centro Cultural.

Na próxima quarta-feira, dia 17, às 11h, tanto os participantes da colônia de férias quanto o público em geral poderão conferir o espetáculo teatral “ Lenda do Curupira – 10 Milhões de nós”, uma produção da companhia In Bust Teatro com bonecos. Nesta obra, um dos seres mais populares do imaginário amazônico se apresenta com a missão de proteger a floresta contra aqueles que caçam mais do que precisam ou desmatam por mera ganância. O espetáculo traz os personagens representados por bonecos naturalistas com manipulação de vara, acompanhados por bonecos máscara, mamulengo, entre outros.

CINEMA: Também na quarta, dia 17, a partir das 16h, haverá exibição das animações de Cássio Tavernad em: O Rapto do Peixe Boi e A Onda da Pororoca. Em seguida é a vez de Contos Mirabolantes – O olho do Mapinguari, de Andrei Miralha. Na quinta, dia 18h, no mesmo horário será exibido: Allegro pero no Mucho – de Cássio Tavernard e Nossa Senhora dos Miritis, de Andrei Miralha. As programações se repetem nas quarta e quintas, nos dias 24, 25 e 31 de julho.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

AO VIVO!