Veja a programação do último fim de semanada feira do livro
Written by on 15 de setembro de 2023
A 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes chega ao fim neste domingo (17). Até lá, nestes últimos dias, a programação reserva ao público uma variedade de atrações para fechar o evento em grande estilo. Entre elas, estão os shows de Gaby Amarantos e Arraial do Pavulagem, conhecidos de longa data do público paraense. Haverá também a participação do escritor Itamar Vieira Júnior, autor do best seller “Torto Arado”, vencedor do Prêmio Jabuti e do Prêmio Oceanos de literatura.
Na sexta-feira (15), dia dedicado às Vozes do Marajó, a programação contará com Mestre Damasceno, que participará da mesa “Entre Bois e Encantados na Cultura Marajoara”, às 19h, na Arena Multivozes. Além dele, estarão na mesa Amélia Barbosa e Dona Roxita, com mediação do radialista Dário Pedrosa. Ao longo do dia, a programação discutirá os saberes e fazeres do cultura marajoara. O show de encerramento do dia, na Arena Amazônia, ficará por conta do Coletivo Marajoara, que reúne Mestre Damasceno, Nativos Marajoaras, Cruzeirinho e Tambores do Pascoa.
No sábado (16), penúltimo dia da Feira, a programação será dedicada às Vozes do Escritor Paraense, trazendo à tona a rica tradição literária do estado do Pará. Às 9h30, na Arena Multivozes, acontece o “XI Encontro de Cordelistas da Amazônia”. O tema central é “Experiências pedagógicas e interação da literatura de Cordel entre norte e nordeste”, com ênfase nas possibilidades educativas do cordel nas salas de aula.
Tarde e noite serão marcadas por painéis que exploram diferentes aspectos da literatura paraense. Um dos destaques da programação é o Sarau na Feira, que acontece às 17h, e que apresentará “Cordel e outras Cantorias”, com Francisco Mendes, Apolo da Caratateua, Heliana Barriga, Geraldo Neto, Lusinete Silva, Airton Favacho, além de outros convidados. Às 20h, na Arena Amazônia, a atração musical do dia será o Arraial do Pavulagem, trazendo sua energia para encerrar o sábado em grande estilo.
Encerramento
O último dia de Feira Pan-Amazônica, no domingo (17), será dedicado às Vozes da Cultura de Paz, e reserva grandes atrações ao público. Às 19h, na Arena Multivozes, a programação do Papo, prosa e versos, com o tema “Um campo de paz que impeça os facões e o metal pesado”, que reúne o baiano Itamar Vieira Júnior e o paraense Pedro Augusto Baía, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura com “Corpos Benzidos em Metais Pesados”.
Itamar também participa de um encontro com seus leitores logo após a mesa, no Ponto do Autor, com seu romance mais recente “Salvar o Fogo”. O livro é o sucessor de “Torto Arado”, que tem presença constante nas listas de “Mais Vendidos” nos últimos meses e anos. O novo romance chegou às livrarias no final de abril. A pré-venda, iniciada em fevereiro, atingiu 37 mil exemplares. “Torto Arado”, seu antecessor, coleciona a impressionante marca de mais 400 mil exemplares vendidos.
Para fechar a feira, às 20h, a Arena Amazônia recebe a cantora Gaby Amarantos, uma expoente de um dos ritmos genuinamente paraenses, o tecnobrega. “Será um show lindo, especial, e que estamos preparando com todo carinho. Eu espero por vocês para que possamos fortalecer o nosso orgulho da nossa música, nossa cultura e nossos artistas. Vamos celebrar tudo isto. Vamos tremer muito e vai ter surpresa”, adianta Gaby Amarantos.
Espaços na Feira trazem programações para as crianças
Leitura, diversão e brincadeiras fazem parte da programação do espaço “Céu da leitura”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) como um espaço dedicado às crianças dentro da Feira Pan-Amazônica do Livro. O ambiente, decorado com a temática literária, foi preparado para receber as crianças e as famílias que visitam a 26ª edição da feira no Hangar Centro de Convenções. O espaço funciona de 9h às 21h até o próximo domingo (17).
“Esse cantinho é voltado para as crianças que visitam a Feira e foi todo preparado com muito carinho. Os personagens da Heliana Barriga, que é uma das homenageadas desta edição, por exemplo, baseiam a decoração dos brinquedos do espaço interativo. As crianças podem brincar e interagir com os pais ou responsáveis e entre elas próprias. São momentos únicos, só deles, de estreitamento de laços”, pontua Raquel Silveira, técnica cultural da Secult.
A Fundação ParáPaz realiza, também no espaço, um trabalho educativo com a distribuição de vários informativos para crianças, jovens e adultos. “A ‘Cartilha Brincando’ foi produzida por uma equipe de profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, da Fundação e traz um conhecimento para família com orientações sobre violência, para que a criança aprenda a sinalizar quando houver algum tipo de violência, aprenda sobre o seu corpo, sobre identificar sentimentos, além de divulgar canais de denúncia”, explica Socorro Pereira, representante da ParáPaz. Informativos sobre autismo, drogas, violência doméstica e prevenção ao suicídio também são distribuídos.
O estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA) também desenvolve programações de contação de histórias para crianças. “Sabemos a importância de iniciativas como essa para as crianças, pelo incentivo da literatura e do estímulo da imaginação do público infantil. Muitas das crianças aprendem dessa forma e saem daqui realizadas e maravilhadas com tudo o que vivenciaram”, conta Victoria Santos, secretária da Editora Dalcídio Jurandir.