Turistas estrangeiros chegam a Belém; veja como foi recepção
Written by Redação on 17 de janeiro de 2025
Cerca de 600 turistas internacionais foram recepcionados com carimbó na manhã de ontem, 16, no trapiche de Icoaraci, em Belém. Os estrangeiros, em sua maioria norte-americanos, participam de um cruzeiro marítimo pelas Américas Central e do Sul.
A recepção aos viajantes foi organizada pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) em parceria com a Prefeitura de Belém, que ofereceu apoio logístico à operação. “Nós temos um grupo especializado, que é o Rondac, que conduz esses turistas há muito tempo. Já acumulamos grande experiência ao longo dos anos, inclusive atendendo autoridades como o presidente Macron e outros visitantes. Está tudo organizado para a condução desses turistas”, explicou o inspetor Laudemir Pantoja, chefe da operação pela Guarda Municipal de Belém. O órgão disponibilizou 22 servidores para atender aos roteiros e fazer a escolta dos ônibus que transportavam os visitantes.
Cilene Sabino, secretária Municipal de Turismo e Cultura, destacou a importância do aumento do fluxo de estrangeiros na cidade. “A primeira impressão é a que fica. Então, quando eles chegam aqui, estão sendo muito bem recebidos. Eles vão levar essa imagem de Belém para o mundo. Olha, eu fui a Belém, fui muito bem recebido, tive uma experiência incrível, e a cidade é linda”, declarou.
Conteúdos relacionados:
- Empresa de viagens de Belém é alvo de denúncias de clientes
- Belém: Turismo encanta visitantes com paisagens e histórias
Sabino também ressaltou a colaboração entre os entes públicos para atender às demandas da recepção. “Estamos em total sintonia entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal, todos trabalhando de forma integrada. Distribuímos um mapa bilíngue, permitindo que o turista se localize e se sinta à vontade na cidade”, completou.
ROTEIROS
Diversos roteiros foram preparados pela Setur e pela Prefeitura, em parceria com a agência de viagens promotora, para atender às preferências dos viajantes. Entre as opções, parte do grupo fez uma imersão nas igrejas da capital, enquanto outros visitaram a Ilha do Combu, trilhas ecológicas, museus e teatros. Além dos pontos tradicionais, 260 visitantes optaram por conhecer a comunidade de Boa Vista do Acará – uma região ribeirinha onde 150 famílias vivem do extrativismo sustentável.
Selma Lopes, representante da Setur na recepção, ressaltou como positivo o retorno do trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Governo para melhorar e ampliar os atrativos turísticos para as rotas de cruzeiros a partir desta primeira ação de 2025.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Ela também mencionou que o impacto econômico gerado pelos turistas estrangeiros é muito grande, pois eles realizam despesas em dólar. “A importância é enorme, pois isso representa divisas para o Estado e para o turismo. O que precisamos, e acredito ser um dos legados que ficará da COP 30, é uma melhor infraestrutura. Precisamos de um porto mais estruturado, com ferramentas que melhorem a receptividade”, pontuou.
E mais…
Primeira parada no brasil
O cruzeiro, denominado MS Seven Seas Mariner, partiu de Miami, na Flórida, no dia 8 de janeiro. Após passar pelo Caribe, veio da Guiana Francesa e permaneceu em Belém por 12 horas ontem. A capital paraense foi a primeira parada brasileira do navio, que à noite zarpou em direção a Recife. A última parada será no Rio de Janeiro, no dia 25.