TBT: açaí com limão não faz mal; muito pelo contrário
Written by on 13 de julho de 2023
O açaí é um dos principais produtos de exportação do Pará, garantindo a alimentação e o sustento de diversas famílias. Rico em ferro, o alimento ajuda diretamente na produção de glóbulos vermelhos, que combatem a anemia.
Mas você sabia que a maior parte desses nutrientes do açaí só são liberados quando combinados com vitamina C? Isso se chama “biodisponibilidade do açaí”. Esse termo é utilizado para saber o quanto iremos absorver e de que forma utilizar os nutrientes dos alimentos e isso varia de acordo com as interações que o nutriente vai sofrer, com substâncias que são utilizadas nos alimentos e até com outros elementos do alimento. Essas interações podem aumentar ou diminuir a biodisponibilidade dos nutrientes.
+ Açaí com limão: perigo ou salvação?!
+ Litro de açaí já pode ser encontrado a R$ 45 em Belém
No caso do nosso açaí, a combinação “mágica” para absorver mais ferro é uma ou duas gotinhas de algum alimento que contenha vitamina C (frutas cítricas) e acredite, não mata! Mas se você não tiver coragem de pingar umas gotas de limão, laranja ou outra fruta rica em vitamina C, também pode ingerir algum alimento com a vitamina antes de se deleitar no fruto amazônico.
A Doutora paraense Vivian Rodrigues Ferreira, Nutricionista e Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) explicou, lá em 2019, que se a pessoa não coloca duas gotas de vitamina C pode absorver somente de 2 a 10% do ferro presente no açaí.
“O ferro presente no açaí é classificado como ferro não heme, a absorção deste ferro é de aproximadamente 2% a 10% da quantidade presente no alimento. A vitamina C é capaz de dobrar a absorção do ferro não heme presente na mesma refeição. O ideal é inserir alimentos como limão, acerola, goiaba ou até mesmo o tomate”, conclui.
DE ONDE VEIO O MITO QUE AÇAÍ FAZ MAL COM LIMÃO?
O mito de que açaí com limão faz mal é passado por gerações entre os paraenses, assim como o de que manga combinado com leite pode até matar. E muita gente ainda acredita, sobretudo os mais velhos. Mas de onde veio esse mito?
Não há uma explicação precisa de onde possa ter começado essa “estória”, sabe-se que o mito da manga tem origem no período da escravidão, onde os senhores de escravos espalhavam para amedrontar os cativos, e assim desencorajá-los a misturar a manga, em abundância, com o leite, um pouco mais raro nas fazendas ou com valor de mercado maior, ou seja, queriam se livrar do que consideravam desperdícios.
Em relação ao açaí com limão, o fato do fruto ficar com uma cor bastante avermelhada era visto como um veneno que deveria ser evitado, o que hoje se sabe não ser verdadeiro.
Já que é assim, o TBT do DOL relembra o fato e até incentiva o leitor a não perder nada de ferro ao tomar aquele açaí. Fique a vontade com duas ou três gotas do limão na cuia.
OUTROS MITOS E VERDADES SOBRE O AÇAÍ:
Além da liberação de ferro, o açaí também é rico em vitaminas E, fibras, cálcio, magnésio, potássio e possui um grande poder antioxidante. Muito se fala sobre o consumo da fruta e a diferença da forma de preparo no Norte e nas outras regiões do País.
Veja alguns mitos e verdades sobre o alimento.
Açaí rejuvenesce?
VERDADE. Como contém alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento. Estudos indicam que o açaí é 33 vezes mais eficaz do que o vinho tinto ou a manga e possui capacidade de combater células cancerígenas.
Açaí é muito calórico e engorda?
MITO. A polpa da fruta em si não engorda; 100 gramas do fruto possuem 60 calorias, ou seja, é um produto de baixo teor calórico. O que engorda é o xarope de guaraná que é acrescentado na fruta para que ela fique mais doce. Este tipo de consumo é maior no sudeste, onde as pessoas costumam também adicionar frutas, paçoca, leite condensado, entre outros elementos.
Açaí ajuda a controlar o colesterol e a diabetes?
VERDADE. O Diabetes Mellitus tipo 2 pode ser controlado e prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios e fibras e pobre em carboidratos, além do baixo índice glicêmico que não causa picos de glicemia. Também contém propriedades hipocolesterolêmicas que atuam na redução do colesterol e melhora o equilíbrio entre colesterol HDL e LDL.
Açaí pode transmitir doença de chagas?
EM PARTES. A má higienização do fruto, após a colheita, pode causar doenças por transportar ovos de barbeiro – que transmitem a doença. Por isso, é essencial confiar na procedência do produto e atentar a todo o processo de higienização a que ele é submetido antes de chegar ao consumidor.