Sex Shops bombam ainda mais no Dia dos Namorados
Written by on 12 de junho de 2023
Formatos, tamanhos, cores, diferentes
funções… Nunca se falou tanto em sex toys como hoje em dia. Com a quebra de
barreiras tradicionais e exploração de novas experiências no âmbito sexual,
sobretudo por mulheres, os sex shop são empreendimentos que continuam crescendo
no Brasil. No ano retrasado houve alta de 12% nas vendas de produtos do mercado
erótico, e o faturamento chegou a R$ 2 bilhões no país. Os dados da Associação
Brasileira de Empresas do Mercado Erótico e Sensual (ABEME) apontam ainda que o
mercado de sex toys deve faturar R$ 108 bilhões no mundo até o ano de 2027.
Em Belém esse crescimento não é
diferente. Antes mais escondidos, no fundo das lojas e galerias, hoje podemos
encontrar empreendimentos deste tipo até mesmo em Shoppings Centers. A reportagem do DOL foi até o comércio da cidade para “desbravar” esse estilo de negócio que
promete ser um sucesso neste Dia dos Namorados.
Na Avenida Padre Eutíquio, esquina com
a João Alfredo, no bairro da Campina, encontramos o “Olhar de Sedução”, uma loja
do segmento encontrada no coração da cidade das mangueiras. Inclusive, enquanto
estávamos lá, vários clientes entraram para garantir seus produtos, testar
novas coisas e, até mesmo, renovar o estoque.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Sobre o início do empreendimento,
Ermita Ferreira, proprietária do sex shop, disse que ele foi construído
enquanto ela ainda estava na faculdade.
“Comecei no dia 13 de maio, há quatro
anos, na faculdade, vendendo peças íntimas para as minhas amigas. Só depois de
três meses que comecei a focar mais no sex shop em si, na venda de cosméticos,
vibradores e acessórios em geral”, começa.
“A partir daí (criação da loja), a
procura foi muito grande, então vi a oportunidade de agregar valor nas minhas
peças através dos cosméticos e acessórios. Eu trouxe uma pequena quantia
(produtos) para fazer um teste, e em uma semana vendi tudo! ”, explica.
O público alvo da loja é 80% feminino,
relembrando até mesmo quando a loja estava começando, e 20% masculino. Já a
faixa etária é de 18 a 45 anos. Ultimamente o público tem procurado por produtos
mais específicos, como os vibradores.
“Os produtos mais procurados são os
cosméticos, principalmente as bolinhas explosivas. Óleo, géis, mas, ultimamente
os vibradores estão sendo os ‘queridinhos’. O povo quebrou esse tabu e está
focando nesses produtos antes vistos com um olhar negativo”, finaliza.
Geração de empregos
Hoje, a Microempreendedora Individual
(MEI) conta com seis funcionários, tanto para ajudar no dia a dia, quanto no
planejamento mensal.
“Temos seis colaboradores: um filmmaker, um designer gráfico,
um contador e as meninas (3) que ajudam na divulgação dos produtos”,
finaliza.
Sustento
O Olhar de Sedução é a única fonte de
renda de Ermita, que consegue pagar todas as despesas de casa. Ela estipula um salário
mensal fora do reserva da loja.
“Tenho o meu salário e tenho as contas
da loja. Pago aluguel, meus cursos, tudo”, disse.
Mês dos Namorados: melhor época do ano!
Dados da Serasa Experian mostram que o
Dia dos Namorados em 2022 movimentou menos o comércio físico no Brasil. Na semana da data comemorativa (6 a 12 de junho), o crescimento foi de 4,0%, 9,7 pontos percentuais a menos que a alta registrada em 2021, de 13,7%. As informações também indicam que o desempenho do segmento ficou atrás do Dia das
Mães, quando foi alcançada a marca de 6,9%. Mas segundo a Subsidiária, a
diminuição pode ser reflexo do período de instabilidade econômica vivido desde
o início da pandemia, em 2020, quando o indicador marcou queda histórica de
27,8%.
Para Ermita, esses dados não devem ser
um problema. Segundo ela, os casais, para experimentar coisas novas, usam a
data para comprar variados produtos, dentre eles, os famosos vibradores. “É uma
forma de sair da rotina”, expôs.
Em 2022, ela nos informou que a receita
da loja no mês foi de R$ 50 mil. Para esse ano, a expectativa é a melhor
possível. “Acredito que tem tudo para passar esse valor, as pessoas estão
gostando dos produtos”, finaliza.