Sesma começa a vacinar contra a gripe

Written by on 31 de março de 2023

Com a meta de imunizar mais de 500 mil pessoas, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) iniciou ontem a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que estará disponível em 50 salas de vacinação da capital, entre Unidades Básicas de Saúde e pontos de vacinação de instituições parceiras. A campanha, que visa proteger a população contra a gripe seguirá até 30 de maio deste ano.

Neste primeiro momento, a vacina estará disponível exclusivamente para os grupos prioritários de idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Nas próximas semanas, novos grupos prioritários serão incluídos. A Sesma tem a expectativa de alcançar, até o final da campanha, a cobertura de 90% do público-alvo, conforme explicou a coordenadora de imunização da Sesma,

Nazaré Athayde.

“Esta vacina é muito importante e o nosso chamamento é para que as pessoas procurem ser vacinadas com o objetivo de evitar complicações causadas pela gripe, pelo vírus da influenza, que podem levar até a morte. Temos uma vacina gratuita, anual. Belém está começando com dois grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde, que são crianças de seis meses a cinco anos e os idosos a partir de 60 anos. Após a Semana Santa vamos ampliar para outros grupos e assim a gente vai chegando a todos os grupos prioritários”.

IMUNIZAÇÃO

Além dos pontos de imunização na capital, a Sesma também vai ofertar a vacinação em comunidades ribeirinhas, quilombolas e nos distritos de Outeiro e Mosqueiro. A vacina contra a influenza é trivalente. E, de acordo com Nazaré Athayde, a Sesma recomenda que as pessoas também façam a vacina bivalente contra a covid-19, que está disponível nos postos e pode ser aplicada na mesma ocasião.

“A bivalente é destinada, também, para os grupos prioritários. A única diferença é que, para fazer, a pessoa precisa ter minimamente duas doses da vacina e o intervalo de quatro meses da última dose. A influenza é uma vacina trivalente. Na composição dela tem três tipos de vírus. São aqueles sorotipos mais predominantes no hemisfério sul e no hemisfério norte, por isso é feita anualmente”, sustentou a coordenadora, acrescentando que as equipes estão preparadas para atender a população nos postos e indicar as vacinas.

“O que pode contraindicar (aplicação das vacinas) é se a pessoa estiver com um processo febril, tosse ou alguma complicação. As vacinas podem e devem ser feitas simultaneamente, aproveitando o momento em que for ao posto para fazer as duas”.

Pessoas dos grupos prioritários movimentaram ontem pontos de imunização. Idosos formaram fila na Unidade Básica de Saúde do bairro de Fátima. Dentre as pessoas que compareceram estava a dona de casa Teresa Lamprecht, 72. “Todo ano tomo essa vacina e já fiz todas da covid. Tenho muito cuidado com a minha saúde”.

A procura também era intensa no posto na Universidade da Amazônia (Unama), campus Alcindo Cacela. Atenta aos cuidados com a saúde, a dona de casa Raimunda Costa, 66, resolveu ir ao local ontem para receber a vacina. “A minha carteirinha já tem uma coleção de vacina. Já fiz as cinco da covid e a bivalente tomei na semana passada”.

SERVIÇO

CAMPANHA INFLUENZA

Neste primeiro momento, a vacina estará disponível para os grupos prioritários de idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacinação.

Pontos de Vacinação

– Unidades de saúde: 8h às 17h

-Hospital do Exército: 8h às 12h

-Hospital da Aeronáutica: 8h às 17h

– Hospital Naval: terças e quintas-feiras – 8h às 12h

– Universidades (Fibra, Unifamaz, Unama Alcindo Cancela e Uepa – Escola de Enfermagem): 9h às 17h


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

A Voz Do Brasil

19:00 20:00

AO VIVO!

A Voz Do Brasil

19:00 20:00