Servidores denunciam situação precária nos PSMs de Belém
Publicado em 14 de setembro de 2024
Na quinta-feira (12), uma equipe de reportagem da RBATV esteve no pronto-socorro da 14 de março, em Belém, para acompanhar uma visita do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Pará (Sate), que esteve no local para apurar denúncias feitas por profissionais da saúde.
Os servidores denunciam a situação precária nos prontos-socorros de Belém. Entre as reclamações está a superlotação, a falta de equipamentos e de estrutura, além de outras irregularidades, como a redução do quadro de profissionais. Segundo a presidente do sindicato da categoria, Marli Groeff, as denúncias foram todas confirmadas durante a visita.
VEJA TAMBÉM
Pará: Padre morre após colisão com cavalo na BR-230Morre, aos 28 anos, a jornalista paraense Thaís BelémSetransbel afirma cumprir obrigações sobre ônibus de Belém
Segundo Marli, em janeiro deste ano, uma denúncia acerca das irregularidades foi enviada ao Conselho Regional de Enfermagem do Pará (COREN/PA), que na mesma época teria protocolado e notificado a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) e a Prefeitura de Belém, que até o momento, após seis meses, não teria respondido ou tomado as devidas providências. A denúncia teria sido protocolada com base em uma vistoria feita no início do ano pelo sindicato.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Em um vídeo enviado para a nossa equipe de reportagem, pessoas em busca de atendimento no PSM do Guamá precisam aguardar em meio aos pacientes espalhados pelos corredores.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém afirma que trabalha com cronograma para obras e reformas necessárias do hospital e que constantemente os setores estão sendo reformados em suas prioridades e criticidade. A secretaria também afirma que há funcionalidade dos equipamentos atuais da instituição. Ainda segundo a nota, a Sesma diz que o déficit no quadro funcional é sanado com plantões e extensões justificadas.
“Com relação à visita do sindicato, em conversa com a gerência de enfermagem, foi comunicado o devido esclarecimento sobre ajustes no quadro funcional e escalas, conforme avaliação de cuidados assistenciais, procedimento necessário para justamente evitar irregularidades” continuou a nota.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) afirma que sempre responde as solicitações aos devidos órgãos em tempo e prazos cabíveis.
Veja na reportagem de Luiz Otávio Louredo: