Segup apresenta ações de segurança para a Cúpula da Amazônia
Written by on 3 de agosto de 2023
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado, além da superintendente Regional da Polícia Federal em exercício, delegada Giselle Fonseca, apresentaram ontem informações acerca das ações integradas de segurança voltadas para os próximos eventos que irão ocorrer em Belém, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.
A “Operação Encontro Cúpula da Amazônia”, visa reforçar a segurança no entorno do local a partir de hoje (03), com a realização do Fórum das Cidades Amazônicas e, principalmente, para receber os participantes e autoridades que virão a Belém para os Diálogos Amazônicos, que ocorre de 4 a 6 de agosto, e a Cúpula da Amazônia, de 8 a 9 deste mês.
Também haverá monitoramento ostensivo das vias e apoio às escoltas que farão a logística de transporte das autoridades presentes nos encontros. Entre as ações estão a varredura dos espaços, que conta com equipes especializadas em ocorrências com bombas e explosivos da Polícia Federal (PF) com o apoio do Estado com as polícias Militar, Civil e Científica; organização do fluxo de trânsito próximo ao evento e nas vias de acesso por agentes do Detran, Semob e Guarda Municipal de Belém; mapeamento de apoio e suporte aos hospitais pela Sespa e suspensão das férias do efetivo de segurança pública no período de 01 a 10 de agosto.
O secretário de Segurança Pública ressalta que o objetivo principal de toda a força-tarefa e integração dos órgãos é fazer com que todo o planejamento de segurança se efetive e que as discussões nos eventos sejam o centro das atenções.
O titular da Segup também explicou o simulado de proteção aos participantes do evento Cúpula da Amazônia que ocorreu ao longo da manhã desta quarta-feira, com integrantes da Segurança Pública.
“Passamos por várias reuniões planejando as ações, discutindo, e há alguns dias já vem fazendo treinamento e hoje (ontem) foi um treinamento mais ostensivo, de rua realmente, para que a gente pudesse verificar o traçado dos locais de evento, visitação de hotéis, para termos domínio de tudo o que vai ser trabalhado nesses próximos dias para que não haja intercorrências”.
Ualame Machado também explicou como vai funcionar o Posto Avançado de Comando e Atendimento Móvel do Corpo de Bombeiros Militar que será instalado em frente ao Hangar, ao lado do Posto Chermont, do dia 3 a 9 de agosto, quando as atividades serão finalizadas após o embarque do último chefe ou representante de Estado presente na capital.
“Nós vamos trabalhar com dois Centros Integrados de Controle, um será em frente ao Hangar, com equipes operacionais para monitorar tudo de perto com as câmeras, mas também funcionaremos no Centro Integrado de Comando e Controle, aqui na Almirante, para que possamos daqui, com a representação de todos os órgãos envolvidos, acompanhar, tomar decisões, monitorar as ações e o cumprimento de cada meta estabelecida”, afirma.
PF
As escoltas dos ministros de Estado dos países e dos representantes dos Governos Estaduais do Brasil serão realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com apoio da Polícia Militar (PM). A segurança dos chefes de Estado e presidente da República será realizada pela Polícia Federal e Forças Armadas.
A superintendente Regional da Polícia Federal em exercício, delegada Giselle Fonseca, pontuou a participação da PF como líder situacional do esquema de segurança que envolve as autoridades e líderes dos países que estarão em Belém nos dias 08 e 09 de agosto.
“Todo o trabalho de segurança desenvolvido para atender as autoridades que estarão presentes em Belém são de nossa atribuição. Nossos agentes são preparados para esse tipo de execução. Temos todo um aparato necessário para apoio das escoltas e da segurança das autoridades. Essa operação de segurança está sendo orquestrada com todas as forças de segurança pública e o papel da Polícia Federal é principalmente na segurança de dignitários”, explicou a delegada.
“Nossa equipe vai atuar desde o dia que a autoridade chegar a Belém, até o embarque para retorno. A Polícia Federal está articulada para atender todos os dignitários, para que cada um tenha sua equipe específica”, ressaltou.
APOIO
O Estado dará auxílio também no apoio e suporte para guarda de aeronaves pela Força Aérea. Os rios e áreas fluviais no entorno da capital terão o suporte e fiscalização da Marinha do Brasil com apoio do Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu).