Segundo semestre será de alta geração de empregos no Pará, diz Dieese

Written by on 4 de julho de 2025

Os paraenses terão um segundo semestre bem diferenciado este ano, com eventos tradicionais e importantes que vão alavancar ainda mais a criação de empregos no Estado. A movimentação econômica inicia com o Círio de Nazaré, pagamento do 13º salário dos trabalhadores e toda a movimentação mundial que será gerada na capital por conta da realização da COP-30, maior evento global sobre o clima.

“Serão abertas, principalmente, muitas vagas no setor serviços por conta da conferência e ainda criada muitas outras na construção civil por conta das inúmeras obras que estão sendo finalizadas e que serão entregues antes da COP, sem falar no comércio que terá um incremento enorme. Vamos ter uma crescente de empregos temporários bem forte para esse período”, alerta Éverson Costa, supervisor técnico do Dieese-PA.

“Vivemos numa situação não muito diferente de 2024. No comparativo da maioria dos meses até aqui o Estado vem colocando mais gente mundo do trabalho do que tirando. Quando saímos dos números da ocupação formal com carteira assinada e vamos para a ocupação geral falamos de quase 4 milhões de paraenses hoje ocupados por todo o Pará”, contabiliza Costa.

O Pará deve chegar até o final este ano com a admissão de mais de 500 mil trabalhadores formais em todo o Estado, de acordo com o Dieese com base na sequência de resultados positivos que vêm sendo registrados desde janeiro deste ano.

Conteúdos relacionados:

MAIO

Um exemplo dessa curva de crescimento foi o fato do Pará ter gerado mais de 5 mil postos de trabalhos em maio, o resultado de mais admissões que demissões, o 10º maior resultado de todo o brasil, com saldo positivo de 5.058 postos. O resultado é cerca de 45% maior que o saldo registrado no mesmo período do ano passado (maio/2024). Os números têm como base os novos dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED do Ministério do Trabalho.

O Pará também respondeu por quase a metade do saldo total de geração e empregos formais de toda a Região Norte no período, já que nosso estado gerou 5.058 dos 10.836 postos gerados mês passado em toda a região.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

A grande maioria dos setores econômicos no Estado apresentaram crescimento de empregos formais, com destaque para Serviços com saldo positivo de 2.848 postos, seguido da Construção (+2.010), Indústria (+783) e Comércio (+447). Na outra ponta, o destaque na perda de postos de trabalho ficou por conta da Agropecuária com saldo negativo de 1.031 postos.

Ainda segundo o último estudo do departamento, no balanço acumulado dos cinco primeiros 5 meses deste ano (Jan-Mai), no comparativo entre admitidos e desligados, o resultado aponta para crescimento do emprego formal, com geração e 19.965 postos de trabalhos formais, o que representa 35% de todos os empregos formais gerados no Norte do País, mantendo o Pará na liderança na geração de empregos na região.

Com a ênfase na necessidade da qualificação profissional o Dieese retomou a parceria com o governo do Estado através do Observatório do Trabalho do Pará, monitorando, subsidiando, informando com dados e estudos o perfil do mercado de trabalho paraense.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 11:00

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 11:00