Sávio Barreto e Brenda Araújo vencem as eleições da OAB-PA
Written by on 18 de novembro de 2024
O advogado Sávio Barreto, da chapa “Renova OAB”, é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Pará (OAB-PA) para os próximos 3 anos. Em eleições disputadas nesta segunda-feira (18), Sávio e a vice Brenda Araújo venceram a “Chapa 10 – Inclusão, União e Independência”, do advogado Eduardo Imbiriba, que tentava a reeleição.
A chapa “Renova OAB” conquistou 4.673 votos, contra 4.115 da chapa adversária. Uma diferença de 558 votos.
Para a chapa “Renova OAB”, a vitória no pleito representa a oposição contra uma gestão que perdurava há mais de 15 anos à frente da OAB que, por conta disso, se distanciou dos interesses da classe e da sociedade. “Essa vitória representa que a categoria da advocacia estava descontente com a atual gestão e, por isso, por meio do voto decidiu renovar a OAB-PA”, disse Leonardo Nascimento, advogado do jurídico da Chapa 15.
As pautas defendidas por Sávio Barreto envolvem a reaproximação com a advocacia, que trata como serviços essenciais da instituição para a categoria. “Temos que apoiar os jovens advogados, por meio da Escola Superior da Advocacia, que ajuda na capacitação deles para que se tornem cada vez mais uteis à sociedade”, destacou Barreto.
“Temos que restaurar a luta pela defesa das nossas prerrogativas, com ênfase na necessidade de combater permanentemente a morosidade da Justiça. Essa causa foi mais uma que foi esquecida na gestão passada, mas iremos resgatar para que ela volte a tratar das pautas sociais, priorizando assuntos relevantes para a sociedade”, completou Sávio Barreto.
Outra pauta levantada pela Chapa 15 de Sávio Barreto trata da transparência na gestão dos recursos arrecadados. Uma delas é a “Caixa de Assistência”, que vai possibilitar acompanhar o retorno das despesas com anuidade, por meio de serviços e vantagens oferecidos, sendo feito por meio do detalhamento de todas as suas receitas e despesas e permitindo que a advocacia confira a destinação de seus recursos.