Saudade e a dor do luto conduzem espetáculo teatral em Belém
Written by on 13 de outubro de 2023
Dona Mira fazia da própria residência, no bairro do Jurunas, em Belém, uma espécie de consultório popular, com atendimento quase 24h por dia.
A porta sempre estava aberta ou apenas com o ferrolho passado. E ela sempre sentada na janela esperando o próximo que entraria na casa.
Mas a liderança comunitária na passagem Jacob foi uma das vítimas da covid-19, em março de 2021.
E a relação entre a saudade e a herança afetiva sobre essa mãe e o filho é que conduzem o solo de Adilson Pimenta.
O espetáculo teatral “Mira o Amor que Parte. Mira o Amor que Fica” traz como indutor a saudade, os dias que seguem após a partida da mãe do ator.
Após uma apresentação única em 2021, Adilson revisita o texto e as emoções agora em três apresentações, nos dias 19, 20 e 21 de outubro.
“Estreamos o espetáculo em 2021. Ele foi uma homenagem de amor e saudades para a minha mãe e para tantas pessoas que como eu foram vítimas da perda de pessoas que amamos muito para a pandemia da Covid.-19. Foi uma apresentação única de muita coragem, encenando para um público que tinha uma relação muito próxima a ela. Quando estava em cena, eu ouvia muitos soluços e via alguns na plateia limpando os olhos de lágrimas. Às vezes isso embargava a minha voz. Eu respirava fundo e a cena tinha que continuar”, lembra. “O Teatro nos dá força. Falar dessa saudade dos dias sem ela, me deu força para incentivar as pessoas que, apesar da saudade e da dor da partida, vale a pena ressignificar essa dor e transformar em arte, poesia e fé”.
Agora, o espetáculo, que tem a direção de Maurício Franco, sai da laje da casa do artista, onde ele apresentou o texto pela primeira vez, para ganhar outros palcos.
“Eu estava com saudades do palco, de ir pra cena. A principal mudança é o espaço. Antes apresentei para uma plateia que eram de pessoas que conviviam com a personagem do espetáculo e fizemos no Espaço Artístico Cultural D. Mira. Para a montagem do casarão adaptamos o texto para o público conhecer a história de vida da personagem. Essa foi uma preocupação da equipe. Mas, teremos surpresas em relação a apresentação de 2021. O teatro nunca é a mesma coisa a cada apresentação”.
“Revisitar esse texto me conecta intimamente na relação de amor que tínhamos e que eu sinto falta em minha vida”, descreve o artista. “O sentimento que eu possuo, em especial neste trabalho, é de muitas saudades da minha mãe. A personagem principal dessa história. O espetáculo é um grande abraço meu para ela. Me alivia. A arte e o teatro fizeram eu ter força pra voltar pra cena. Eu gosto desse papel da arte”.
SERVIÇO
Mira o Amor que Parte. Mira o Amor que Fica
Quando: Projeto Pauta de Quinta do Casarão dos Bonecos 19/10, às 20h. Também na sexta (20), às 20h, e sábado (21), às 19h
Quanto: R$ 30, com meia antecipada a R$ 15
Onde: Casarão do Boneco (Av. 16 de Novembro, 815 – Batista Campos, Belém)
Mais informações: 91 98923 -1803 ou 98197 2017 (Adilson)