Saiba como funciona o CNH Pai D’égua para mães atípicas
Written by Redação on 10 de maio de 2025
Já está disponível no site do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) o edital completo do Programa Social CNH Pai D’égua – edição especial Mães Atípicas. O edital integra as ações do programa de 2024 e vai assegurar 4 mil vagas em todas as regiões do estado para emissão de Carteira de Habilitação totalmente gratuita.
Nesta edição, o público-alvo são as mães com filhos neuroatípicos, ou seja, que têm alguma deficiência física ou intelectual, síndromes raras, transtornos neurológicos, distúrbios do espectro autista ou doenças crônicas, exigindo cuidados contínuos e especializados.
Além de oportunizar acesso ao mercado de trabalho, a CNH Pai D’égua é uma forma de incluir essas mães que muitas vezes têm uma rotina intensa com atividades e terapias, necessitando de suporte na locomoção das crianças e adolescentes.
A ação integra a política estadual de inclusão social e mobilidade e marca as comemorações pelo Dia das Mães. “O Governo do Estado também quer fazer parte dessa rede de apoio tão necessária. Além de oportunizar uma vaga no mercado de trabalho, a CNH pode ajudar essas mães a adquirirem um veículo e, assim, facilitar o cotidiano e cuidados especiais dessas famílias”, explica a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
De acordo com o edital, podem se inscrever mães inscritas e atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico), até 28 de fevereiro de 2025, com laudo do filho ou filha emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que não possuam Renach ativo aberto, dentre outras exigências. As inscrições começam, na próxima segunda-feira (12), para moradoras de Belém e região metropolitana, exclusivamente pelo site cnhpd.detran.pa.gov.br. Nessa etapa, as candidatas vão preencher as informações exigidas pelo edital, não havendo necessidade de apresentar qualquer documento ainda nesta fase.