Réveillon em Copacabana terá fogos, shows e homenagens

Written by on 31 de dezembro de 2022

As dez balsas que serão usadas na tradicional queima de fogos do Réveillon de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, foram aprovadas após a última vistoria realizada nesta sexta-feira (30). A festa da virada vai voltar a ser celebrada com shows pela cidade, após dois anos sem espetáculos devido à pandemia de Covid-19.

Representantes da Riotur, da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros e da Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos da Polícia Civi, analisaram questões de segurança do show pirotécnico, previsto para durar 12 minutos.

“Esta liberação é extremamente importante para o Rio, pois é o primeiro Réveillon pós-pandemia e com expectativa de público recorde na orla. Portanto, nossa vistoria, que sempre é cautelosa, foi extremamente minuciosa para a ocasião”, disse o coronel Leandro Monteiro, secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral dos Bombeiros.

As balsas ficarão a uma distância de 450 metros da faixa de areia. Ao todo, elas carregam 20 toneladas de fogos de artifício.

O disparo dos fogos vai acontecer por GPS. O espetáculo, que terá fundo musical, vai contar com 20 mil efeitos visuais. A prefeitura do Rio promete grafismos inéditos com mais tecnologia, brilhos e cores.

O município também garante que o barulho dos fogos estará dentro das normas estabelecidas neste ano. Um projeto de lei aprovado pela Câmara do Rio, neste mês, proibiu a fabricação, comercialização e uso de fogos de artifícios na cidade. O texto preserva, no entanto, os eventos promovidos pela prefeitura, como a festa de Réveillon, desde que não se ultrapasse o limite de 120 decibéis.

Além da queima de fogos, foram montados dois palcos na praia de Copacabana para shows de Zeca Pagodinho, Iza, Alexandre Pires, Mart’nália e baterias das escolas Grande Rio e Beija-Flor.

Na tarde desta sexta-feira, houve ensaio com Zeca Pagodinho no Palco Copacabana, em frente ao hotel Copacabana Palace. “Só a passagem de som já emociona”, declarou o cantor.

A festa terá ainda um momento de homenagens a nomes da música brasileira que morreram em 2022, como Erasmo Carlos, Gal Costa e Elza Soares. O Rei Pelé, que morreu na última quinta-feira (29), também será lembrado em um vídeo que passará nos telões antes da contagem regressiva para a queima de fogos.

Para celebrar a chegada de 2023, também haverá comemorações em outros nove pontos da cidade: Flamengo, Ilha do Governador, Madureira, Paquetá, Guaratiba, Penha, Ramos, Sepetiba e Barra da Tijuca.

Só em Copacabana, a prefeitura espera um público de 2 milhões de pessoas. Mas a expectativa é de que esse número seja superado, já que a taxa de ocupação nos hotéis da cidade já está em 90%.

PREVISÃO DO TEMPO

A festa da virada começa às 18h do dia 31 e vai até as 3h30 do dia 1º. A previsão é de chuva durante a passagem do Ano-Novo. Por isso, a recomendação para quem for para Copacabana é levar uma capa para proteção.

Segundo o Climatempo, poderá ocorrer chuva fraca a moderada de forma isolada ao longo do dia, aumentando de intensidade nos períodos da tarde e noite, podendo ainda vir acompanhadas por raios e rajadas. A temperatura máxima no sábado deve ser de 29°C.

O tempo deve continuar instável no primeiro dia de 2023. Para domingo, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte isoladas à tarde e noite, principalmente nas regiões do estado do Rio de Janeiro que fazem divisa com Minas Gerais. Os termômetros não devem ultrapassar 31°C.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

AO VIVO!