Renato Aragão não pode mais usar o nome Didi; saiba por quê!
Written by on 13 de setembro de 2023
Renato Aragão marcou toda uma geração de brasileiros com as peripécias de um dos mais memoráveis quartetos que já passou pela televisão: Os Trapalhões. Amplamente reconhecido pelo personagem Didi Mocó, o humorista quase sempre foi chamado pelo nome do personagem, que se tornou seu apelido na vida real.
No entanto, Renato Aragão acabou perdendo o direito de usar o nome Didi após 60 anos em posse da alcunha. Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, o humorista não renovou a propriedade sobre a marca e a perdeu para uma empresa chinesa.
Veja também:
Renato Aragão fica fora do Criança Esperança e se magoa
Longe da TV, Renato Aragão fará musical autobiográfico
Em geral, para se ter posse de uma marca, é necessário fazer o registro da mesma no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e renovar constantemente a propriedade. Desta forma, o proprietário detém o direito exclusivo de explorar determinado nome ou marca para fins comerciais.
No caso de Renato Aragão, a marca “Didi” deixou de ter o direito de propriedade renovado e, por isso, foi registrada pela Beijing Didi Infinity, que também adquiriu a marca “Didizinho”.
Vale lembrar que, em geral, o INPI emite alertas ao proprietário de determinado registro de que o período de validade da licença está prestes a expirar.
Até o momento, não se sabe por qual razão o humorista de 88 anos deixou de renovar os direitos pelo seu icônico apelido, o qual carrega grandes lembranças do quarteto trapalhão que fez a felicidade de muitos brasileiros.