Quem seria o novo Papa se fosse eleito pelo povo?
Written by Redação on 8 de maio de 2025
O tradicional e solene Conclave do Vaticano, iniciado na última quarta-feira (7), virou tema de piada e criatividade nas redes sociais brasileiras. Com duas fumaças pretas já emitidas pela chaminé da Capela Sistina até a manhã desta quinta-feira (8), indicando que ainda não houve consenso entre os cardeais, os internautas decidiram tomar a decisão em suas próprias mãos – ou, pelo menos, imaginar como seria se o novo papa fosse escolhido por voto popular.
A resposta? Um verdadeiro desfile de celebridades nos moldes de reality show. Com a ajuda da inteligência artificial, páginas de humor e influenciadores criaram montagens colocando figuras conhecidas do público — como Jojo Todynho, Karol Conká, Andressa Urach, Flordelis, Davi Brito, Lula e Bolsonaro — como possíveis ocupantes do trono de São Pedro. Alguns aparecem até vestindo os trajes tradicionais do pontífice, como se já tivessem sido eleitos.
Os internautas não pouparam a criatividade. “O Brasil realmente não é para amadores 😂 muito bom 😂”, comentou Maria Joice em uma página de memes no Instagram. Já Cleiton Martins declarou seu apoio a uma candidata inusitada: “Todos de acordo que o cardeal de Ímola [Andressa Urach] é a nossa melhor escolha.”
No X (antigo Twitter), a brincadeira continuou. Um perfil identificado como @Viporosoh escreveu: “Ainda não temos a decisão do novo papa, mas no site da Votalhada está empatado entre Jojo Todynho e Karol Conká.”
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- “Habemus Papam”: Concleva elege novo líder da Igreja Católica
- Segundo dia de Conclave começa com fumaça preta, sem papa eleito
Em uma das sátiras mais elaboradas, um perfil de humor publicou um vídeo parodiando o reality show Big Brother Brasil, transformando o Conclave em Big Conclave Brasil. No “programa”, os cardeais famosos seriam eliminados ou eleitos por voto popular, ao gosto do público.
Quer ler mais notícias? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Enquanto os cardeais verdadeiros seguem em deliberação no Vaticano, no Brasil o bom humor segue coroado. Afinal, se dependesse da web, o próximo papa poderia muito bem cantar funk, soltar bordões ou até ter histórico em reality shows.
Veja algumas imagens dos famosos: