Quantos superdotados o Pará possui? Veja o ranking nacional
Written by on 6 de abril de 2024
De acordo com dados da Associação Mensa Brasil, representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, do total de identificados no País, mais de 25% são de crianças e adolescentes
Segundo a pesquisa, 3,5 mil brasileiros com superdotação/altas habilidades identificados no território nacional, também chamados de “superinteligentes”, incluindo exatos mil crianças e adolescentes mapeados.
Segundo mapeamento da entidade, do total de pessoas identificadas no Brasil, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 1552 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 376 pessoas, Minas Gerais, com 284, Paraná, com 268, e Distrito Federal, com 211 (veja ranking completo abaixo).
O Pará lidera na região Norte, com 21 registros, ficando em 16º no ranking geral. O único Estado que não aparece no balanço é o Acre, mas a organização não explica o porquê. Supõe-se que não haja registros de superdotados no Estado.
Do total de superinteligentes identificados pela entidade no Brasil, mais de 25% são menores de idade, somando mil crianças e adolescentes. A primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha 9 anos. Os identificados mais novos atualmente possuem 2 e 3 anos de idade.
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Segundo o presidente da Associação Mensa Brasil, Carlos Eduardo Fonseca, o tema das altas capacidades cognitivas é de grande importância para o desenvolvimento do País. “Identificar pessoas com inteligência alta é ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas de superdotação e altas habilidades, que hoje não alcançam a população a ser atendida. Se até 11% da população é superdotada e menos de 27 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-los”, explica.
A organização recomenda aos governos brasileiros a adoção de sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas. Esta medida já é aplicada em diversos países, com resultados importantes e positivos.
Na visão da entidade, este modelo serviria de base para a ampla identificação dos chamados superinteligentes, ainda nos primeiros anos de escolarização, contribuindo para um melhor direcionamento, desenvolvimento e aproveitamento dos potenciais intelectuais no Brasil, contribuindo para a evolução destes indivíduos e beneficiando a sociedade brasileira.
Superdotados identificados pela Mensa Brasil por Estado:
1º SP 1552
2º RJ 376
3º MG 284
4º PR 268
5º DF 211
6º RS 152
7º SC 140
8º BA 111
9º GO 49
10º ES 43
11º CE 41
12º PE 34
13º MT 31
14º RN 25
15º PB 24
16º PA 21
17º MA 15
18º MS 15
19º SE 11
20º AL 10
21º AM 9
22º PI 8
23º TO 6
24º RO 6
25º AP 2
26º RR 2
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