Publicação de fotógrafo gera críticas nas redes
Written by on 3 de junho de 2024
Uma postagem publicada no Instagram do fotógrafo Leonardo Freire repercutiu mal na manhã desta segunda-feira (04). Na publicação, o profissional postou uma foto de um ensaio fotográfico com os dizeres: “precisamos de modelo gestante”.
O que chamou a atenção dos internautas é que a publicação estabelecia que só poderiam participar das fotos grávidas que estivessem até a 30ª semana de gestação e que obrigatoriamente vestissem manequim até o número 42. Além disso, a postagem também exigiu que as mulheres enviassem fotos e vídeos do corpo e do rosto e que estivessem “disponíveis e topando todos os tipos de fotos”.
A postagem viralizou nas redes sociais, gerando polêmica. Algumas pessoas criticaram a publicação, como a advogada Natália Lima, que chamou a publicação de “um verdadeiro absurdo. Primeiro pelas condições do post sobre a questão do manequim, que tem que ser até 42, o que já sai um pouco do padrão. Ou seja, uma mulher grávida para estar no manequim 42, é uma exceção”, desabafou. “Achei uma falta de respeito, um absurdo e ainda pedir fotos e vídeos da grávida para verificar se estaria adequada ou não ao padrão dele. Mais uma vez a mulher sendo colocada em xeque pelo seu corpo, porque é muito difícil para uma mulher grávida, com 7 ou 8 meses de gestação, vestir 42”.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
O outro lado
A equipe de reportagem do Diário Online entrou em contato com o o fotógrafo Leonardo Freire, que esclareceu a situação e falou sobre o caso.
“Estávamos procurando gestantes para uma campanha onde já existia um briefing para modelos com esse manequim em específico, além de outras especificações. Essas gestantes viriam como modelos e receberiam as fotos gratuitamente, ninguém estaria pagando um ensaio”, afirmou.
E acrescentou. “Ali estamos procurando pessoas que querem ser modelo para um determinado objetivo, e nesse caso existem requisitos. Completamente diferente de quando uma gravidinha quer fazer seu ensaio e procura a gente para contratar um pacote, aí ela escolhe o que quer fazer, roupas que quer usar, pessoas que vão participar e o manequim dela nesse caso, não é importante, aliás nunca nem perguntamos isso”, concluiu.