Projeto Menina Empreendedora é realizado na Cabanagem
Written by on 16 de março de 2023
Cerca de 16 meninas, entre 14 e 17 anos, participaram ontem, na UsiPaz Cabanagem, do primeiro dia do projeto social “Menina Empreendedora”, que visa por meio do ato de empreender, refletir a possibilidade da mudança de vida e melhores oportunidades para garotas que vivem em situação de vulnerabilidade.
Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o projeto tem duração de três dias, de 14h às 17h30, e encerra na sexta-feira (17). As jovens terão acesso a palestras e workshops com profissionais do empreendedorismo, marketing, precificação e uma receita valiosa de cupcakes.
“Com isso, nosso maior objetivo é quebrar paradigmas, alterar visões de mundo e expandir as possibilidades para essas meninas. Inclusive, a escolha de garotas nessa faixa etária de idade, ocorre porque a maioria delas é forçada a ter uma compreensão de vida, de responsabilidades, muito cedo. Dessa forma, a gente consegue fazer com que elas se permitam experimentar, expandir os horizontes e confiar que podem mudar suas realidades”, disse Izabela Araújo, 40, presidente do Conselho da Mulher Empresária.
Leia também:
MPF solicita que Governo do PA garanta aborto para menina
Pará recebe mais de 700 doses da vacina contra Monkeypox
De acordo com a presidente, a parceria com o governo do Estado foi essencial para que o conselho, enquanto setor privado, conseguisse atingir o público almejado, já que a seleção das participantes foi feita pelos técnicos da Usina da Paz – Cabanagem e todas as ações estão sendo realizadas em suas dependências.
“Esse é um projeto social, de um setor privado, que entende que deve e tem a obrigação de devolver para a sociedade um pouco da sua expertise, da sua compreensão e seus métodos. O que sabemos é empreender, então, estamos aqui para compartilhar isso”, pontua.
Para a diretora geral da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira, a realização do projeto é muito importante, principalmente num território com vulnerabilidades como o bairro da Cabanagem.
ESPAÇO
“É muito bom que estejamos abrindo esse espaço para um projeto como esse, que tem mulheres referências, onde as meninas vão olhar e pensar ‘Daqui a pouco seremos nós também’. Então, é uma satisfação muito grande poder receber o projeto aqui e estar colaborando cada vez mais com o nosso território, que é a Cabanagem”, finaliza.
Na sexta-feira, a programação conta com um concurso que avaliará o Mini Projeto de Venda de Cupcakes, onde a equipe vencedora será avaliada a partir da aplicação do que foi ensinado ao longo da capacitação. Todas as participantes que concluírem 100% do treinamento levarão um kit de liquidificador e insumos. E a equipe vencedora também receberá um troféu.
Ainda sem saber qual profissão vai seguir, viver os próprios sonhos e dar orgulho para a família é o que move a estudante de 15 anos, Grazyela Araújo. A mãe da adolescente teve que parar os estudos assim que ficou grávida, aos 21 anos. Por conta disso, ela acredita que deve realizar os sonhos que sua mãe e sua avó não puderam, por falta de oportunidades. Já é o segundo curso que a jovem participa na UsiPaz Cabanagem.
“Elas não puderam concretizar muitas coisas por conta dos filhos, do trabalho, da casa. E eu só quero recompensá-las de alguma forma, ser alguém que elas possam se orgulhar. Aqui é uma oportunidade, tento aproveitar todas as oportunidades que tenho porque sei que elas não as tiveram”, enfatiza.
O projeto também representa uma oportunidade de seguir com o sonho da independência financeira e dos estudos para Josiene Barros, 26. A jovem conta que teve que parar de estudar no 1º ano do ensino médio porque tinha que trabalhar.
“Essas iniciativas são muito importantes, porque motivam a gente. Ver essas mulheres, ouvir elas falarem, me faz sentir que eu posso ser que nem elas, sabe? Eu sinto que também sou capaz. Pretendo voltar a estudar e concretizar meu sonho de ter uma loja de roupas, vou correr atrás do meu sonho agora”.