Projeto leva experiência musical às crianças do Combu
Written by on 16 de dezembro de 2022
Levar novas perspectivas para as crianças em vulnerabilidade social que moram na Ilha do Combu. Esse é o objetivo do projeto “Canto Combu”, que leva para as crianças da localidade oficinas de canto e teclado, com o intuito de desenvolver habilidades musicais e abrir novas perspectivas de vida.
O projeto é idealizado pela fotógrafa Grazi Caliman em parceria com o Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) e conta com o apoio de músicos, professores, instituições privadas e donos dos espaços disponibilizados para as aulas, possibilitando levar conhecimento musical para as crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade.
De acordo com Sandro Santarém, produtor cultural do ICAA, a iniciativa abre novas perspectivas de vida para as crianças que residem ali, pois são limitadas a localidade ribeirinha, dificultando o acesso a novas experiências.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
“Antes de começar as aulas, os músicos perguntam para os alunos o que eles gostariam de ser quando crescer. A resposta era sempre a mesma: ‘barqueiro’. Após as aulas, feito a mesma pergunta, respondem: ‘músicos’. Depois do contato com o projeto e com os professores, eles passam a enxergar a música como profissão”, pontua.
O produtor diz ainda que a rotatividade de crianças nas aulas é muito grande. Por isso, acredita já ter levado as aulas para mais de 100 alunos.
“Temos muito orgulho em desenvolver nessas crianças habilidades musicais, que é uma ferramenta de transformação de vida, abre novos horizontes e facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio”, finaliza.