Prêmio Amazônia de Música tem 300 trabalhos inscritos

Publicado em 4 de maio de 2023

Durante o período de inscrições, 300 indicações foram submetidas ao Prêmio Amazônia de Música – Edição Pará. Agora, os trabalhos estão nas mãos e ouvidos da curadoria do evento, que divulgará os indicados, em 31 categorias, a partir de 22 de maio. Os premiados serão revelados na cerimônia que será realizada no dia 6 de junho, a partir das 20h, no Theatro da Paz, com transmissão ao vivo. A iniciativa conta com o patrocínio da Equatorial Pará, via Lei Semear de incentivo à cultura do Governo do Estado. 

Idealizado pelo artista Arthur Espíndola, da Oriente Multiproduções, o Prêmio Amazônia de Música conta ainda com a direção artística da cantora Aíla e da artista visual Roberta Carvalho, que cuidam para que a cerimônia seja inesquecível a todos que participarem a partir da concepção visual e conceitual que está sendo preparada como parte da programação.

“O Prêmio Amazônia de Música é uma iniciativa que busca valorizar e destacar a diversidade musical da região amazônica, em especial do Pará na edição atual. A concepção artística do prêmio fala de uma Amazônia múltipla, envolta de sons e visualidades que expressam essa diversidade que somos. Uma Amazônia contemporânea com os pés na ancestralidade”, explica Roberta Carvalho.

Esse universo será apresentado em um grande espetáculo no Theatro da Paz, em um ambiente de celebração.  “O prêmio é um reconhecimento da nossa cultura como potência. Olhar para nossa história, celebrar nosso presente e reconhecer a possibilidade de futuros para as próximas gerações, dentro de um ambiente cultural diverso e múltiplo”, complementa a artista visual e diretora artística do prêmio.

Para Aíla, o Prêmio Amazônia de Música chega para preencher uma enorme lacuna. “As premiações de música no Brasil nunca contemplam a Amazônia como parte desse cenário musical. A Amazônia nortista, por exemplo, não existe para a música brasileira, sempre estamos na categoria ‘regional’ quando o prêmio é ‘nacional’. Será que os artistas da região Norte do país estão parados no tempo? Sem lançar nada de interessante no mercado da música? Ou será que é o restante do Brasil que não enxerga essa produção?”, questiona a artista. 

“É fundamental, e urgente, um Prêmio que abrace toda a diversidade da nossa música, das Amazônias. Recebi com enorme prazer esse convite para assinar a direção artística, juntamente com Roberta Carvalho, do Prêmio Amazônia de Música. Faremos uma noite memorável, que vai ecoar para todo o país. E além!”, conclui Aíla.

Paralelamente à construção da noite de celebração, a curadoria trabalha para trazer pluralidade de diversidade nos resultados. Além de Marcus Preto, jornalista e produtor musical paulista, já anunciado pelo Prêmio Amazônia de Música – Edição Pará, a curadoria conta ainda com Alexis Ataíde do Carmo,  produtor cultural experiente no mercado de eventos e redes de comunicação; Edimilson Santos da Mota e Edgar Augusto, ambos radialistas e conhecedores da música paraense e Jade Guilhon, musicista, compositora, poeta e professora de música.

Também integram o grupo, Jazz Mota, artista, publicitária e produtora cultural na área do audiovisual; Jeft Dias, DJ e produtor cultural, criador e diretor de festival e movimento de cultura periférica e amazônica e Rosalina Melo, nome consagrado no mercado de shows e eventos nacionais de música.

A analista de sustentabilidade da Equatorial Pará, Michelle Miranda, destaca a importância dessa premiação, que tem como foco o fortalecimento da cultura regional e a democratização da arte para todos os públicos. 

“A Equatorial Pará, empresa que mais investe em cultura no estado, acredita no potencial que o Prêmio Amazônia de Música tem para alavancar ainda mais os artistas do Norte. São diversas sonoridades que serão contempladas com esse projeto, o que mostra o compromisso com a diversidade musical e artística da região”, pontua Michelle.

Artistas indicados pela curadoria e voto popular

O Prêmio Amazônia de Música – Edição Pará vai premiar trabalhos em 31 categorias. Os artistas indicados pela curadoria serão conhecidos a partir do dia 22 de maio, incluindo os três indicados pelo júri à categoria de Artista Revelação e que irão a voto popular. Ou seja, o público é quem escolhe nesta categoria. Todos os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação.

Serviço

Prêmio Amazônia de Música – Edição Pará

Votação para Artista Revelação, de 22 de maio a 4 de junho pelo site premioamazoniademusica.com.br. 

A cerimônia de premiação será dia 6 de junho, às 20h, no Theatro da Paz, com participação de artistas, imprensa e convidados.  

Acompanhem as novidades pelo perfil @premioamazoniademusica, no Instagram.


Faixa atual

Título

Artista