Prefeitura retira 125 mil toneladas de lixo do canal do Tucunduba
Written by Redação on 29 de março de 2025
Por ser uma cidade peninsular cortada por rios e igarapés canalizados, Belém costuma demandar atenção em períodos de maré cheia e fortes chuvas, por conta da possibilidade de enchentes e alagamentos.
A fim de evitar esses transtornos e promover uma melhora no saneamento, a Prefeitura de Belém promoveu ação que combina infraestrutura urbana e sustentabilidade ambiental, com os trabalhos de limpeza, drenagem e dragagem no canal do Tucunduba. Em 45 dias, mais de 125 mil toneladas de resíduos foram retiradas das ruas e canais adjacentes.
Leia também
- Serviços de saneamento visam conter alagamentos na Pedreira
- Sesma intensifica monitoramento da qualidade da água
A operação conta com 250 trabalhadores que atuam diariamente nas vias públicas em torno do canal, para garantir a melhoria das condições sanitárias e de escoamento de águas pluviais em uma das áreas mais densamente povoadas da cidade.
Quer receber mais notícias de Belém e do mundo? Acesse o canal do DOL no Whatsapp!
Programa Cidade Verde avança
Além das intervenções de engenharia, a iniciativa se destaca pelo componente ambiental. Em parceria com moradores locais, o programa Cidade Verde avança com o plantio de 500 novas mudas ao longo das margens do canal.
Essas árvores desempenharão papel fundamental na absorção da água da chuva, contribuindo para a redução de alagamentos frequentes na área.
A revitalização do Canal do Tucunduba representa uma abordagem integrada que busca não apenas resolver problemas imediatos de saneamento, mas também criar um ambiente urbano mais resiliente e sustentável para as comunidades que vivem no entorno.