Prefeitura de Belém inicia obras de transformação da Escola Bosque
Written by Redação on 16 de julho de 2025
Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito de Belém, Igor Normando, assinou a ordem de serviço (OS) que autoriza o início das obras de requalificação da Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira. O investimento ultrapassa R$ 6 milhões. A Escola Bosque passará a ser bilíngue e contará com climatização e internet de alta velocidade da Starlink. Construída em 1996, escola fica na Ilha de Caratateua, no distrito de Outeiro.
Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito de Belém, Igor Normando, assinou a ordem de serviço (OS) que autoriza o início das obras de requalificação da escola. Um momento histórico, celebrado com emoção por toda a comunidade escolar. O investimento ultrapassa R$ 6 milhões e representa um novo marco para a educação da capital paraense.
A transformação vai além da reforma dos prédios escolares. A Escola Bosque passará a ser bilíngue e contará com climatização e internet de alta velocidade da Starlink. “Vamos revitalizar todas as salas de aula, climatizar, colocar novas carteiras, armários, tudo isso para dar mais dignidade aos estudantes. É o maior investimento já feito aqui desde a sua fundação. Tudo isso para fortalecer o aprendizado e manter vivo esse projeto que é referência nacional em educação ambiental”, destacou o prefeito Igor Normando.
A obra prevê revisão completa dos telhados, substituição da rede elétrica e hidráulica, pintura geral, revitalização de espaços e nova comunicação visual com foco em acessibilidade. Salas de aula e ambientes externos vão passar por transformações profundas para garantir mais conforto, segurança e funcionalidade, com climatização e implantação de internet rápida.
“A gente está falando não só de uma manutenção na escola. São duas frentes: primeiro, ela carece de uma manutenção adequada, pois há muitos espaços degradados. E segundo, vamos fazer uma reforma geral. Queremos que as praças e os parques, por exemplo, deixem de ser espaços esquecidos e passem a ter utilidade real no processo de aprendizagem”, completou o secretário municipal de Educação, Patrick Tranjan.
Hoje, a Escola Bosque atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). São 1.337 estudantes do ensino regular e 197 da educação especial.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
INICIATIVAS
Durante a cerimônia, o prefeito Igor Normando também anunciou novas iniciativas que vão além da reforma estrutural e buscam garantir mais dignidade e permanência dos alunos na escola. Uma das novidades é a inclusão do açaí na merenda escolar, reforçando a oferta de um cardápio mais nutritivo e valorizando um alimento tradicional da cultura paraense.
Outra medida importante é a implantação do transporte escolar para os alunos do turno da noite, garantindo segurança e acesso ao ensino para quem enfrenta os desafios do deslocamento em horários mais difíceis. “Vamos garantir um cardápio mais nutritivo, com açaí na merenda escolar, e ônibus para quem estuda à noite e precisa vir até a Escola Bosque”, afirma o prefeito.