PM faz maior apreensão de armas da história do Pará
Publicado em 5 de novembro de 2024
Uma operação da Polícia Militar do Estado do Pará, com o apoio da Polícia Civil, realizou na manhã desta terça-feira (5) a maior apreensão de fuzis da história do estado. Foram apreendidos 16 fuzis AK-47 que estavam sendo transportados em uma embarcação proveniente do Suriname. Quatro homens foram presos em flagrante durante a ação.
De acordo com a polícia, as equipes interceptaram o barco a 5 quilômetros do rio Maratauíra, próximo ao município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. Somente em 2024, o estado já contabiliza a apreensão de 22 fuzis.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou que a operação integrada das forças de segurança resultou na maior apreensão de fuzis no Pará. “Mais uma ação integrada das nossas polícias resultou na maior apreensão de fuzis no estado nos últimos oito anos. Isso demonstra que o trabalho das forças de segurança vem desarticulando o crime organizado e inibindo a criminalidade no Pará. A atuação integrada tem gerado resultados positivos e fortalecido o enfrentamento à criminalidade no estado”, afirmou.
Conteúdo relacionado:
- Homem é preso por adquirir cédulas de 100 reais falsas; veja
- Líder de facção criminosa é preso em Barcarena
- Esquema de estelionato imobiliário em Mosqueiro é desfeito
Apreensão
Após uma denúncia anônima, uma equipe do 31º Batalhão da Polícia Militar de Abaetetuba realizou rondas na malha fluvial do município e identificou a embarcação “Beto,” que vinha do Suriname e tinha Abaetetuba como destino. No barco, foram encontrados 13 fuzis calibre 5.56 e mais 3 fuzis calibre 7.62, além de munições. As armas e as munições estavam armazenadas dentro de cilindros. Quatro homens que estavam na embarcação foram presos em flagrante.
“Essa apreensão representa um grande golpe nas organizações criminosas. Foram apreendidos 16 fuzis, sendo 3 de calibre 7.62 e 13 de calibre 5.56, resultado do trabalho conjunto entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, retirando das ruas armas que certamente evitariam muitos crimes. Nossa atuação em todo o estado tem como objetivo reduzir a criminalidade, desarmar organizações criminosas e promover segurança para a população”, declarou o coronel da PM, Dilson Júnior.
Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
Todo o material apreendido foi encaminhado para a Unidade de Polícia Civil de Abaetetuba e será periciado pela Polícia Científica do Estado. Os quatro suspeitos responderão por associação criminosa, porte ilegal de armas e munições de fogo, além de contrabando. As equipes policiais seguem investigando para identificar o proprietário da embarcação.
“O sucesso dessas prisões é resultado do trabalho contínuo da Polícia Civil, em conjunto com todas as forças de segurança do Pará, em prol da ordem pública e do bem-estar da sociedade paraense”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende.