Pescador é resgatado após acidente dentro de barco em praia de Salinas
Written by Redação on 20 de julho de 2025
Uma operação conjunta entre o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) resultou no salvamento bem-sucedido de um pescador gravemente ferido na última sexta-feira (18).
A vítima foi resgatada a 20 milhas náuticas da costa de Salinópolis, no nordeste paraense, após sofrer um grave acidente em sua embarcação pesqueira. O pescador sofreu ferimentos graves causados pelo sistema de içamento da rede de pesca.
Leia também
- Polícia Científica pericia 35 animais apreendidos pela PRF em Castanhal
- Vítimas de acidente com ônibus da UFPA são sepultadas em Belém e Altamira
Segundo informações, a vítima apresentava suspeita de fratura em um dos braços e um corte profundo na cabeça no momento do salvamento, lesões que demandaram atendimento médico urgente.
Quer receber mais notícias do Pará e do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Salinópolis recebeu a chamada de emergência e imediatamente acionou as equipes especializadas em resgate marítimo para a missão em alto-mar.
Operação de resgate complexa
A missão envolveu nove agentes especializados do 13º Grupamento de Bombeiros Militares de Salinópolis e do Graesp, que atua na Operação Verão. A equipe utilizou um helicóptero e um flexboat para realizar o resgate em condições desafiadoras no oceano Atlântico.
O major Rodrigo Vale, comandante do 13º GBM, explicou que a operação foi dividida em três etapas fundamentais: tentativa de comunicação marítima com a embarcação, sobrevoo de reconhecimento da área e o resgate propriamente dito da vítima.
Condições favoráveis e trabalho integrado
As condições da maré no momento da operação favoreceram a aproximação da embarcação à costa, facilitando o trabalho das equipes de resgate. O pescador foi inicialmente transportado até a praia no flexboat do Corpo de Bombeiros e posteriormente transferido para a aeronave do Graesp.
O coronel PM George Auad, comandante da aeronave, enfatizou a importância da integração entre as forças de segurança.
“A operação contou com o emprego de uma aeronave equipada para resgate em meio líquido. A ação reforça a importância da integração entre as forças de segurança e de salvamento, para preservar vidas em situações de risco extremo”, declarou.
Atendimento médico e recuperação
Após o resgate, a vítima foi transportada do quartel do Corpo de Bombeiros diretamente para o Hospital Regional de Salinópolis, onde recebeu atendimento médico especializado. Segundo informações das autoridades, o pescador se encontra em processo de recuperação.