Pescado finalmente tem queda de preço em Belém

Publicado em 18 de maio de 2023

Foram meses em sequência de altas, mas o preço da maioria dos tipos de pescado nos mercados municipais de Belém registrou queda em abril. A confirmação é da pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA), que apontou que alguns tipos de peixes tiveram redução de mais de 10% no preço para os consumidores.

De acordo com a pesquisa, a maior queda de preço foi registrada na sarda com 11,10%; seguidos da tainha, com queda de 9,98%; o cachorro de padre, com redução de 9,90%; curimatã, 8,04% mais barato; o xaréu, com queda de 7,86%; serra, com redução de 7,58%, entre outros pescados listados na pesquisa.

+ Feirão terá materiais de construção e celulares sem impostos

A consumidora Diana da Silva, 44 anos, afirma ser grande consumidora de pescado e percebeu a queda de preços do alimento, inclusive, que ainda perduram até o mês de maio que não consta na pesquisa. “Hoje (ontem) mesmo, é mais um dia que percebo essa queda de preço. Por exemplo, na semana passada o quilo da dourada estava R$ 24,00, e hoje (ontem), está R$ 19,98. Que o preço continue a cair mais”, torce.

CENÁRIOS

A pesquisa do Dieese-PA também incluiu a projeção do preço do pescado nos cenários de janeiro a abril de 2023 e no acumulado dos últimos 12 meses, com ambos registrando aumento no valor do produto. No primeiro cenário, o estudo apontou que alguns tipos de peixes sofreram reajuste de 48,14% e no segundo alta de 39,26%.

“Acho que tudo está caro e o peixe, que é uma alternativa mais saudável e mais barata do que a carne vermelha, deveria ter mais queda. Ainda mais que nosso Pará é grande produtor de vários tipos de peixes. Então, que o cenário de preços seja mais favorável, principalmente para as pessoas com mais necessidade”, concluiu Léa Cardoso, servidora pública.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00