“Perdeu, mané”’: a nova do criador de “Tá na hora do Jair”
Written by on 21 de novembro de 2022
O compositor Juliano Maderada, do hit “Tá na hora do
Jair já ir embora”, fez uma nova música (ouça abaixo), agora com a frase
“perdeu, mané. Não amola” dita pelo ministro do STF (Supremo Tribunal
Federal) Luís Roberto Barroso nesta semana.
O hit “Tá na hora do Jair já ir embora”, feito por
Maderada e Tiago Doidão, alcançou o primeiro lugar da lista das 50 músicas
virais do Brasil, no Spotify, serviço de streaming de áudio, durante as
eleições.
Na terça-feira (15), o magistrado foi novamente abordado por
um bolsonarista enquanto caminhava em Nova York, nos Estados Unidos, e rebateu
o apoiador de Jair Bolsonaro (PL), que perdeu a disputa para Luiz Inácio Lula
da Silva (PT). “Perdeu, mané. Não amola”, disparou Barroso. A frase virou
até meme entre os internautas.
“Ê, meu Brasil. [risos] A ‘gadaiada’ não cansa de
passar vergonha. Perdeu, mané. Não amola. Perdeu, mané. Perdeu, mané e não
amola. Agora é Lula dentro e o Bolsonaro fora. Perdeu, mané. Perdeu, mané e não
amola. Agora é Lula dentro e o Bolsonaro fora. É Bolsonaro fora. É Bolsonaro
fora. Tchau, dizem os versos da música.
E a canção continua: “Não cansa de passar vergonha. Já
tem cara de otário. É um mané, é um pamonha por causa do Bolsonaro. Só na
frente do quartel pedindo intervenção. Perdeu, mané. É tchau para o
capitão”.
A música “Tá na hora do Jair já ir embora”, que
serve de jingle, não foi feita a pedido do candidato. Nasceu de uma vontade do
professor de matemática e empresário musical Júlio Hermínio Luz, 48, conhecido
como Juliano Maderada, em lançar suas próprias músicas na pandemia. “Não
tenho carreira, sou totalmente ‘verde’. Eu tinha um desafio de fazer no YouTube
um canal pra sobreviver na pandemia, e vi que tinha possibilidade de
segmentar”, disse o compositor em entrevista para o UOL em outubro.
Todas as músicas criadas no período (e depois) tem um único
muso inspirador: Lula. “Deixei de fazer coisas que poderiam dar mais
resultado, mas eu queria ajudar Lula. Sou muito apaixonado por ele”,
explicou à época, sem esconder a empolgação de conquistar a parada de sucesso
nessa seara -e não estamos falando das mais tocadas do Spotify.
No começo da pré-campanha, em 2022, o compositor disse que
“o papo eleitoral esquentou e eu passei a bater também no Bolsonaro. Eu
não gosto dele, mesmo. Aí fui fazer músicas mais tiktokzadas”.
Em ritmo de pisadinha, lambada e pagodão baiano, Juliano
Maderada tinha outra meta: fazer suas músicas tocarem nos paredões, festas
populares onde sons automotivos tocam faixas com batidas graves e muitos
decibéis.
Mas não foi apenas a canção de Maderada que fez sucesso no
Spotify durante o período eleitoral. O jingle da campanha de Jair Bolsonaro
(PL), “Capitão do Povo”, também rendeu muitas reproduções.