Pedido para formalizar Parlamaz é reforçado durante a Cúpula
Written by on 8 de agosto de 2023
Durante a realização da Cúpula da Amazônia realizada nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA), chefes de Estado dos países signatários da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) reuniram-se com lideranças políticas e representantes de movimentos sociais para ouvir preocupações e objetivos que deverão somar aos objetivos dos países no combate às mudanças climáticas.
LEIA TAMBÉM:
+ “Amazônia é uma preocupação cotidiana ao mundo”, diz Helder
+ Povos tradicionais criam carta de proteção à floresta
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Em meio às pautas apresentadas aos líderes mundiais, estava o reforço para formalizar o Parlamento Amazônico (Parlamaz) por parte da Cúpula da Amazônia, o que já havia sido sinalizado dias antes.
“A união dos países amazônicos precisa prevalecer para combater os problemas existentes, por isso elaboramos dois documentos: uma declaração aos chefes de Estado e outro que demonstre a institucionalização do nosso parlamento, pedindo vinculação do Parlamaz ao Tratado de Cooperação da Amazônia”, disse o senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
Criado em 1989, o Parlamento Amazônico nunca teve uma vinculação formal, tendo sido dissolvido nos anos posteriores, mas resgatado em 2019 a partir das iniciativas de parlamentares escolhidos por seus respectivos chefes de Estado que fazem parte da OTCA.