Páscoa: 102 milhões de brasileiros devem ir em busca de chocolate

Written by on 14 de abril de 2025

Cerca de 102,6 milhões de pessoas devem ir às compras atrás de itens de Páscoa neste ano, mas o número é 4 milhões menor do que o registrado em 2024. As informações são de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. O estudo aponta que 63% dos entrevistados pretendem fazer compras para a Páscoa de 2025.

A queda reflete o cenário dos pesquisados que pretendem economizar (23%), estão endividados e priorizarão o pagamento de dívidas (21%), desempregados (20%) e quem não tem o costume de gastar com itens do período (16%).

Apesar do cenário de cautela financeira para milhões de brasileiros, a tradição de presentear com chocolates na Páscoa resiste em Belém. A expectativa para o ramo, na capital paraense, é positiva. Os tradicionais ovos de chocolate continuam sendo os campeões de procura, especialmente aos finais de semana – como no sábado (12). É o que comenta Raquel Lifschitz, 24 anos, vendedora em um quiosque especializado em bombons de cacau, em um shopping localizado na travessa Padre Eutíquio, bairro Batista Campos.

Conteúdos relacionados:

“As vendas estão significativamente boas. O sabor de ovomaltine sai por R$115,99 e é o que mais sai. A gente também tem kits a partir de R$120 até R$200 e tem tido ótima procura”.

O cenário é confirmado na loja em que trabalha a atendente Jaqueline Santo, 28 anos. Trabalhando no local desde o ano passado, Jaqueline ressalta que o fluxo este ano tem sido melhor, cerca de 50% a mais. “Os produtos com preços mais acessíveis são os que mais saem. As pessoas procuram lembranças para não deixar a data passar de qualquer jeito, já que nem todo mundo quer ou pode gastar muito. O que mais sai são os ovos de chocolate ao leite, sem dúvida, principalmente os de R$79,99 – ovo Lacreme branco de 348 gramas, por exemplo”, explica.

A pesquisa da CNDL mostra que o gasto médio previsto por consumidor é de R$247, com intenção de compra de cerca de cinco produtos. Os filhos lideram como os principais presenteados (55%), seguidos de mães e cônjuges, ambos com 39%, sobrinhos (27%) e o próprio entrevistado (26%). Quem gosta de chocolates ou pretende presentear pessoas que também gostam correspondem a 33%; já 26% afirmam ser uma tradição da qual gostam de fazer parte, e 25% têm o costume de presentear as pessoas que gostam.

A tradição é mantida por Melissa Moura, autônoma de 31 anos. “Todo ano eu separo cerca de R$500 só para comprar os ovos de Páscoa, porque mesmo com tudo aumentando, gosto de manter a tradição”, revelou. Ela costuma presentear a mãe, o marido e os dois filhos.



Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Segundo o levantamento, os ovos de chocolate industrializados ainda são a principal escolha (55%), seguidos por bombons (41%) e ovos artesanais (37%), ovos caseiros ou artesanais (37%), bombons e barras de chocolate caseiros ou artesanais (33%) e barras de chocolate industrializadas (28%).

O biólogo Yuri Freitas, 31, é um dos consumidores que não deixa de presentear. “Costumo presentear minha mãe e meu namorado, então gasto em média R$90 a R$100 por ovo, e geralmente compro de produtores menores ou docerias locais”. Onde ele trabalha, a data é comemorada até sem os tradicionais ovos. “A gente troca barras ou caixas de bombom entre colegas, o que também ajuda a economizar”.

SAIBA MAIS

  • As lojas físicas seguem como preferência dos consumidores na Páscoa. Nove em cada dez pessoas (95%) afirmam que devem comprar presencialmente, especialmente nos supermercados, citados por 57% dos entrevistados na pesquisa da CNDL, outros em lojas especializadas em chocolates (45%) e lojas de grandes varejistas (40%); enquanto 22% pretendem usar a internet. A pesquisa de preço também será prioridade para 85%, sendo que 46% vão comparar todos os tipos de chocolate e 27% apenas ovos de Páscoa.
  • Tiveram a percepção de aumento nos preços 69% dos entrevistados. Entre os critérios de escolha, destacam-se preço (51%) e qualidade (49%), promoções e descontos (36%) e diversidade de produtos (24%).
  • Apesar de 44% anteciparem as compras ao longo de março, 43% devem deixar para a semana da Páscoa – o que representa cerca de 44,4 milhões de consumidores.

Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 11:00

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 11:00