Paraense se apresenta em espetáculo com artistas PCDs em São Paulo
Written by Redação on 13 de abril de 2025
Com mais de 30 anos de carreira, o bailarino e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Dergan, se apresentará, no próximo domingo, dia 13/4, no || entre || arte e acesso, evento de cultura def – protagonizado por pessoas com deficiência –, do Itaú Cultural, em São Paulo.
A programação geral será realizada de 10 a 13 de abril, envolvendo artistas de diversas regiões do Brasil. Em cada um dos dias, haverá uma cena curta encomendada, um espetáculo e um bate-papo dos artistas com o público (com exceção de 12 de abril, quando haverá dois espetáculos e bate-papos).
Valorização do Norte
Todas as cenas curtas apresentadas são de autoria de realizadores da região Norte do país, com curadoria desenhada a partir do arte e acesso – portfólio coletivo de artistas com deficiência, que mapeia nomes da cultura def nacional.
Da capital paraense, dando voz às dificuldades enfrentadas pelos povos originários, Carlos Dergan apresentará a cena curta Anga Yby, que significa “Alma da Terra” em nheengatu, um dos idiomas do povo Tupinambá, e evoca o poder do espírito da Terra, que surge como uma súplica pelo fim da destruição ambiental e pela sobrevivência dos povos originários.
Conteúdos relacionados:
- Espetáculo revolucionário de dança no Teatro do SESI
- Museus do Pará terão entrada gratuita aos domingos e feriados
A cena dialoga diretamente com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na Capital Paraense em novembro deste ano. “É uma alegria poder levar um pouco da cultura de Belém para essa programação tão especial, compartilhando nossa arte e nossas raízes com o público de São Paulo”, pontua o artista.
Quer ver mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp
A apresentação será realizada na Sala Itaú Cultural, no térreo do IC, após o espetáculo Rotação, programado para ocorrer às 19h, com entrada gratuita. A reserva de ingressos pode ser feita a partir de 8 de abril, terça-feira, a partir das 12h, na plataforma INTI – com acesso pelo site www.itaucultural.org.br. Todas as cenas e espetáculos possuem acessibilidade em libras, audiodescrição e legendas descritivas.