Pará retira de circulação quase 10 toneladas de drogas no 1º semestre
Written by Redação on 16 de julho de 2025
O Pará registrou, no período de janeiro a junho de 2025, a apreensão de 9.893,705 quilos de entorpecentes (maconha e cocaína), contabilizando um aumento de 37,68% no quantitativo, se comparado ao primeiro semestre de 2024, quando o Estado apreendeu 7.185,144 kg de drogas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria-Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
A apreensão expressiva de drogas em todo o Estado resulta segundo o governo do Estado, pelos investimentos em tecnologia e equipamentos, do trabalho das agências de inteligência, investigações e ações integradas pelas forças de segurança do Pará. Com estratégias assertivas, o Pará alcança êxito na apreensão de drogas e desarticulação de grupos criminosos, destacou Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.
“Nós seguimos avançando na desarticulação do tráfico de drogas no Pará, a partir de um trabalho assertivo e estratégico. Somente no primeiro semestre de 2025 já apreendemos quase 10 toneladas de drogas, um aumento considerável em relação ao primeiro semestre de 2024, o que demonstra que estamos caminhando para fechar mais um ano com uma apreensão histórica. Por exemplo, 2024 foi o ano em que tivemos o maior número de apreensão de drogas na história do Pará, com mais de 13 toneladas. Em seis anos e meio de novas estratégias e um trabalho contínuo, conseguimos realizar a apreensão de mais de 50 toneladas de drogas, demonstrando a eficiência que as estratégias de segurança adotadas, desde o início da gestão, estão no caminho certo”, ressaltou o titular da Segup.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whtsapp
No primeiro semestre de 2025 já houve a apreensão de 9.893,705 quilos de drogas, sendo 5.092,246 kg de cocaína e 4.801,459 kg de maconha. Segundo o titular da Segup, o Pará tem uma vasta malha fluvial, assim como diversas rotas terrestres, que são pontos utilizados para o escoamento de entorpecentes. Os principais pontos de passagem de drogas são mapeados e analisados diariamente pela Segup, por meio da Siac, em conjunto com as polícias Civil e Militar, que atuam em ações resultantes em grandes apreensões e desarticulação de grupos criminosos.
“Nós mapeamos e monitoramos, por meio das agências de inteligência, pontos estratégicos, o que tem feito toda a diferença nos últimos anos, resultando em grandes apreensões. Quando a droga consegue passar sem ser percebida, monitoramos durante seu trajeto e, posteriormente, conseguimos fazer o flagrante. Um investimento que tem nos auxiliado significativamente nisso são as bases fluviais, que atuam diariamente em rotas específicas, para quem vem de estados como Amapá e Amazonas. Desta forma, estamos sempre bem posicionados e trabalhando em estratégias constantes para coibir e inibir o tráfico no Pará”, enfatizou Ualame Machado.
Em números
Apreensão em 2024
- O trabalho investigativo, investimentos em equipamentos, estruturas, qualificação de agentes e ações estratégicas para o enfrentamento ao tráfico de drogas resultaram na maior apreensão de entorpecentes da história do Pará em 2024, totalizando 13.239, 967 kg, sendo 10.356,607 kg de maconha e 2.883,360 kg de cocaína, um aumento de 44,53% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram apreendidos 9.156,584 kg de drogas – 5.895,234 kg de maconha e 3.261,350 kg de cocaína.