Pará: mais de 4,6 mil agentes de segurança atuarão no Enem

Publicado em 1 de novembro de 2023

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), mais de 4,6 mil agentes de segurança estarão envolvidos nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Estado, por meio da Operação Enem 2023. As informações foram divulgadas pelo titular da pasta, Ualame Machado, ontem.

As provas estão agendadas para os dias 5 e 12 de novembro e o Pará concentra o maior número de inscritos do Norte do país, com quase 230 mil estudantes. A operação de segurança nesse caso abrange tanto a escolta dos materiais com as provas, como a logística de distribuição para todos os 614 locais de aplicação do certame, em 79 municípios paraenses.

Conteúdos relacionados:

Helder anuncia ônibus de graça a quem vai fazer o Enem 2023 Enem 2023: prejudicados poderão fazer prova em dezembro 

“O Pará é um estado gigantesco, em que a logística não é algo fácil. São deslocamentos longos pela faixa terrestre e horas de embarcações. Então é fundamental o auxílio das forças de segurança não apenas para fazer a segurança do processo de escolta dos malotes, da aplicação das provas, mas também da logística para que todos possam fazer a prova tranquilos”, disse Ualame.

Quer ver mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Conforme o secretário, os materiais serão distribuídos tanto por meio das vias terrestre, como pelas aérea e fluvial. Nesse caso, as ações de segurança iniciam já às 6h dos dias correspondentes ao Enem. Como ocorre anualmente, a logística de escolta das provas é realizada pela Polícia Militar (PM), que monitora todo o deslocamento dos materiais até os locais de aplicação das provas.

Segundo Ualame, esta é uma operação planejada meses antes do exame e conta com a colaboração das demais forças de segurança. “Sejam os órgãos federais, estaduais e municipais, bem como os organizadores da prova, no caso o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os Correios responsável pela distribuição. São alguns dos órgãos”.

PLANEJAMENTO

Uma das estratégias da segurança pública para monitorar as escoltas e distribuição das provas do Enem é realizada por meio dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR). Treze municípios contarão com os Centros: Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira.

Todas as informações sobre o transporte das provas, bem como o início e término das atividades de distribuição, logística e aplicação do exame serão encaminhadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex.

“A nossa obrigação também é garantir que o momento de aplicação da prova ocorra dentro da normalidade e em caso de qualquer incidente, estamos aptos a poder atender essas ocorrências policiais. Ao final, quando os candidatos terminam, inicia-se a operação reversa, que é trazer os exames das escolas de aplicação para um local de guarda para serem corrigidas posteriormente”, afirmou o secretário.

Mais de 350 câmeras serão usadas na Região Metropolitana de Belém (RMB), especialmente nos locais de movimentação e realização das provas. Além disso, no total, quase mil do mesmo equipamento serão utilizados em todo o Estado, para o acompanhamento e monitoramento das forças de segurança.

A Operação Enem 2023 envolve, de forma coordenada, profissionais dos Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Grupamento Aéreo e Fluvial, Guardas Municipais, órgãos de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial Energia, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Evento (Cebraspe) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Rádio Show

14:00 17:00

AO VIVO!

Rádio Show

14:00 17:00