Pará autoriza melhoria de 526 km de rodovias. Saiba como!

Written by on 31 de julho de 2024

O Governo do Pará vai anunciar nesta quarta-feira (31), no município de Moju, na Região de Integração Tocantins, o início da concessão de diversos trechos do subsistema rodoviário do Pará. Este evento marca um passo significativo para a melhoria da infraestrutura rodoviária no Estado.

A concessão abrange 526 quilômetros, desde a entrada da Alça Viária, em Marituba (Região Metropolitana de Belém), até o município de Marabá (Sudeste), passando pelas rodovias PA-151, PA-475 e PA-150. A empresa Rota do Pará S.A. será responsável pela gestão, operação, manutenção e eventual ampliação desses trechos.

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Os trechos concedidos incluem todos os elementos da faixa de domínio, como acessos, alças, edificações, terrenos, pistas centrais, laterais, marginais, acostamentos, obras de arte especiais, duplicações, balanças de pesagem e quaisquer outros elementos dentro dos limites estabelecidos.

Com a concessão, serão implementadas bases operacionais de suporte ao cliente, que contarão com guinchos, ambulâncias, carros de apoio, caminhões-pipa e caminhões-prancha. Uma equipe de salvamento estará disponível para prestar assistência, tanto mecânica quanto em acidentes. Além disso, um 0800 será disponibilizado para que os usuários possam solicitar serviços de socorro ao longo da rodovia.

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Embora esteja prevista a cobrança do pedágio, os motociclistas paraenses não precisarão pagar nenhum valor para transitar no trecho, de acordo com o Governo. Além disso, o valor praticado para os demais veículos deverá ser no valor de R$ 10, o segundo mais barato do Brasil em vigor em uma rodovia estadual concessionada.

LEILÃO

Em um leilão histórico realizado no dia 15 de março de 2023, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o Governo do Pará concedeu à iniciativa privada cerca de 526 KM de malha rodoviária estadual. Na época, segundo o Governo, o corredor rodoviário receberá investimentos estimados na ordem de R$ 3,720 bilhões ao longo do contrato.

“O Pará entra para o rol dos Estados que se apresentam modernos ao incentivar o capital privado a investir em projetos bem estruturados. Por isso tivemos cautela ao construir esse projeto, para que ele pudesse ter viabilidade econômica, ambiental e até social. É um projeto que trará modernização para a malha estradal mais estratégica do Pará”, explicou o chefe do Poder Executivo Estadual paraense na ocasião.

TRAJETO

RELAÇÃO

 Relação dos trechos que fazem parte do projeto: PA 150, Trecho: Morada Nova – Goianésia do Pará – Entr. PA 475/256 com extensão de 333,00 km; PA 475, Trecho: Entr PA 150/256 – Entr. PA 252 com extensão de 41,60 km; PA 252, Trecho: Entr. PA 475 – Entr. PA 151/252 com extensão de 42,30 km; PA 151, Trecho Entr. PA 252 – Entr PA 483/Alça Viária com extensão de 21,50 km; PA 483, Trecho: Acesso Área Portuária Vila do Conde (Barcarena) – Entr. PA 151/ Alça Viária com extensão de 18,60 km; Alça Viária Sul de Belém, Entr. PA 151/483 Entr. BR 316/010, com extensão de 69,40 km.

Fonte: Agência Pará


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