Paixão de Cristo: saiba onde assistir espetáculo em Belém
Written by on 19 de março de 2024
Nos próximos sábado e domingo, dias 23 e 24 de março, às 19h30, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, a Trindade Jovem, grupo de jovens da Paróquia da Santíssima Trindade, apresenta a segunda edição do espetáculo “A Paixão de Cristo”, uma emocionante jornada que retrata os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.
“Esse ano apresentaremos, pela 2ª vez a Paixão de Cristo. A primeira foi em 2019, mas historicamente temos mais de 10 anos de serviço através da arte, e outros dois espetáculos que são tradição: ‘Um anjo veio me contar ‘, musical de Natal, e o ‘Totus Tuus’, musical dedicado à Nossa Senhora”, falou Alessandra Melo, que assina a direção da encenação junto com Karine Lima.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Paixão de Cristo: fé e arte pelas ruas de BelémPaixão de Cristo: celeiro de jovens talentos para o Teatro
O espetáculo vai retratar as últimas doze horas de Cristo, da agonia no Jardim das Oliveiras até a sua crucificação. As cenas, normalmente retratadas pelos grupos de teatro das paróquias nas ruas de Belém, ganha esta versão no palco, com o mesmo impacto que a história, por si só, carrega.
“Vamos nos ater fielmente às passagens bíblicas e ao drama do sacrifício de Jesus, mas, de novidades, estamos trabalhando intensamente com as expressões para transmitir a dor desse momento da vida de Cristo. O espetáculo retrata desde a Santa Ceia até a Ressurreição”, disse Alessandra.
Segundo a diretora, os preparativos para a apresentação desse ano estão intensos, com ensaios todos os dias – de domingo a domingo, onde o elenco está dedicado, e com pessoas talentosíssimas.
“A equipe de figurino também caprichou e repaginou nosso acervo, e acrescentamos elementos cênicos. Também realizamos oficina de teatro e preparação vocal para auxiliar no processo de construção do espetáculo”, acrescentou ela.
Para a diretora, o ponto alto da apresentação é que o grupo vai destacar, durante as encenações, histórias paralelas. “Tivemos atenção para destacar as histórias que ocorreram simultaneamente ao sofrimento de Jesus: a negação de Pedro, a morte de Judas e a dor de Maria. Não posso detalhar muito para não dar spoiler!”, adiantou ela, destacando ainda que o diferencial da apresentação do grupo é o fato de terem feito essa peça pensando num formato não convencional.
“O público fica muito próximo das cenas e consegue sentir bem as emoções. Além disso, tivemos muito cuidado e zelo em preparar o elenco para viver a história com o peso do drama que ela tem. Buscamos apoio de profissionais formados em artes cênicas e a nossa inspiração de roteiro foi o filme ‘A Paixão de Cristo’, do Mel Gibson”, pontuou Alessandra.
Para o ator Matheus Amorim, que interpretará Jesus Cristo, é um momento especial: após quatro anos longe dos palcos, ele volta à cena teatral da cidade com o espetáculo, o que tem se revelado algo bastante simbólico e significativo para o artista.
“Um retorno às minhas raízes e minha identidade como artista e hoje também como pesquisador e professor de artes. Iniciei no mundo das artes cênicas fazendo teatro de igreja, por isso digo ser algo simbólico e significativo, pois quando decidi seguir profissionalmente com o curso técnico em teatro, a graduação em teatro, a especialização em dramaturgia e hoje estando na reta final de um mestrado em artes, me dediquei a outros movimentos de representação com o teatro, a performance e o audiovisual, narrativas voltadas para questões fragmentadas de identidade e pertencimento”, falou ele, que acredita que rememorar o caminho que o trouxe até o momento presente, por meio não só do espetáculo, mas principalmente da narrativa e da história que o drama carrega, tem mostrado a ele que determinados propósitos nunca morrem.
“Se trata de entender a complexidade que envolve ser artista num tempo onde a efemeridade de determinados discursos é capaz de silenciar nosso ofício. Além da preparação física, com exercícios diários, uma alimentação reforçada e nutritiva, têm sido importante os momentos devocionais, de estar sozinho, conversando com Deus, buscando compreender seu olhar, sua mansidão e humildade, pois no recorte do espetáculo que estamos propondo, da Santa Ceia até a Ressurreição, são os momentos onde mais percebo o caráter do filho de Deus se revelar, seu propósito e sacerdócio. Me pergunto como alcançar esse olhar, esse sentir, essa obediência que Jesus teve ao pai para cumprir sua missão, o seu chamado”, contou ele, que vê esse momento de preparação como um processo de autoconhecimento, pois não tem como não ser tocado pelas palavras que Jesus proferiu.
“Admito que tudo isso tem transformado meu fazer, compreendendo a necessidade de me posicionar dentro do contexto artístico, cultural e político no qual estou inserido. Jesus tem muito a nos ensinar, principalmente num tempo onde nossas diferenças têm se tornado cada vez mais individualizantes. Interpretar Jesus Cristo de Nazaré tem sido esse constante movimento de repensar o que tenho feito na tentativa de tornar minhas ações, não só no palco, mas na vida, algo frutífero e salutar para minha geração e sociedade”, finalizou o ator.
ASSISTA
Espetáculo “A Paixão de Cristo” – Trindade Jovem
Quando: Dias 23 e 24 de março, às 19h30.Onde: Teatro Universitário Cláudio Barradas (Av. Jerônimo Pimentel, 546 – Umarizal)Quanto: R$ 60 + 1kg de alimento não perecívelClassificação: 16 anos
Paixão de Cristo em Canudos
Quando: Dia 29 de março (Sexta-feira Santa), a partir das 18h30Onde: Início na Paróquia de São José de Queluz (Av. Cipriano Santos, 311 – Canudos) e percurso pelas ruas do bairroQuanto: Gratuito.Para ajudar: Pix (91) 980241339
Paixão de Cristo na Condor
Quando e onde: Dias 26 e 27 de março (Salão Paroquial da Paróquia de São Judas Tadeu – Av. Alcindo Cacela – Condor), e dia 29, Sexta-Feira Santa, cortejo na rua com final no estacionamento da igreja.Informações: WhatsApp (91) 3115-6020
Via Sacra – Um Coração para Amar – Grupo Teatral Shalon
Quando: Dia 29 de março, às 19h.Onde: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Conj. Júlia Seffer)Quanto: Gratuito.