Outro filme brasileiro desbanca “Ainda Estou Aqui” nos EUA

Written by on 11 de dezembro de 2024

O jornal americano The New York Times publicou a sua tradicional lista que elege os dez melhores filmes do ano. Trata-se de um ranking, com uma pequena crítica de cada longa eleito.

Em primeiro lugar ficou o filme indiano “Tudo que Imaginamos Como Luz” (“All We Imagine as Light”), da jovem diretora Payal Kapadia. O longa foi vencedor Grande Prêmio do Júri 2024 de Cannes, o segundo mais importante do festival.

Já em 5 de janeiro, o filme, uma história “delicada e dolorosamente melancólica sobre empatia”, segundo o NY Times, vai disputar o Globo de Ouro nas categorias Melhor Direção e Melhor Filme Estrangeiro.

A disputa do longa indiano será na mesma categoria que o brasileiro “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, que também disputa por Melhor Atriz, com Fernanda Torres.

Indicado a representar o Brasil no Oscar 2025, o longa brasileiro, no entanto, não figura na lista do NY Times, cuja estreia nos Estados Unidos só ocorrerá em janeiro. Ainda assim, o Brasil está representando na lista deste ano com o longa “Retratos Fantasmas”, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho. Embora o filme seja de 2023, ele só chegou aos cinemas americanos neste ano.

Classificado como um “documentário pungente, formalmente animado e intelectualmente estimulante” pelo NY Times, o longa do diretor pernambucano usa seu “próprio apartamento como um ponto de eixo para uma investigação que se irradia em diferentes direções — para seu passado e o de sua mãe, para antigos sets de filmagem e por cinemas abandonados — mas sempre retorna para casa”.

Quer ler mais notícias de Fama? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

O documentário narrado em primeira pessoa mistura história pessoal e a dos cinemas de rua do Recife e representou o Brasil na disputa pelas indicações de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2024, mas não levou.


CONFIRA O TRAILER DO FILME BRASILEIRO “RETRATOS FANTASMAS”:

Confira a lista completa do NY Times, na ordem estabelecida pelo jornal:

  • 1. Tudo que Imaginamos Como Luz, de Payal Kapadia (Índia);
  • 2. Ernie Gehr: Mechanical Magic, de Ernie Gehr (EUA);
  • 3. A Verdadeira Dor, de Jesse Eisenberg (EUA);
  • 4. Não Esperes Demasiado do Fim do Mundo, de Radu Jude (Romênia);
  • 5. Dahomey, de Mati Diop (França);
  • 6. Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Brasil)
  • 7. Furiosa: uma Saga Mad Max, de George Miller (EUA);
  • 8. Megalopolis, de Francis Ford Coppola (EUA);
  • 9. Borda Verde (Green border), de Agnieszka Holland (Polônia);
  • 10. Here, de Bas Devos (Bélgica).

Faixa atual

Título

Artista