Orquestra Jovem Vale Música celebra seus 20 anos com turnê
Written by on 28 de junho de 2024
Músicos da Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) embarcam para uma turnê especial em comemoração aos 20 anos de atuação do projeto Vale Música Belém. Formado por 72 pessoas, o grupo seguirá nesta sexta-feira, 28, para apresentações que ocorrem entre junho e julho, em importantes salas de concerto de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Vitória Karoline é uma das jovens musicistas que integram o grupo que viajará. Ela tem apenas 16 anos e é aluna do projeto desde 2019, tendo ingressado na Orquestra em setembro do ano passado. “Se tem algo que eu amo fazer é tocar o meu instrumento e ainda ter a oportunidade de viajar para mostrar não só o que eu gosto de fazer, mas o esforço de todos, me faz muito feliz. Nós estamos ensaiando bastante, vai ser lindo”, diz.
Ela celebra especialmente a troca com outros músicos. “Muitos deles já tocam há bastante tempo e tem muita experiência, imaginar que estarei ali lado a lado, compartilhando o mesmo sentimento que é o amor pela música, é muito incrível. Fora que as salas em que iremos tocar são maravilhosas”, comenta Vitória Karoline. Para ela, a partir do momento em que se escolhe seguir esse caminho, muitas portas se abrem e surgem chances de mudar de vida e futuro.
Conteúdos relacionados:
Inocência e descoberta mergulhe na Lagoa AzulEspetáculo com história de Cora Coralina estreia em BelémFeira cultural vai encerrar quadra junina em Augusto Corrêa
O Instituto Cultural Vale criou uma grande rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais de quatro estados e as maiores orquestras do país. São parceiras do Programa Vale Música, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a OSESP, a Nova Orquestra, a Orquestra Ouro Preto e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, patrocinadas pelo Instituto por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
É a realização de um sonho para muitos dos jovens, assim como reflete no trabalho árduo da professora Glória Caputo, idealizadora do projeto Vale Música Belém. “A proposta da turnê partiu de um convite feito no ano passado para nós participarmos do Festival Internacional de Campos do Jordão, na Sala São Paulo, onde ocorre a abertura do festival. Daí nós tivemos a ideia de ampliar a turnê, inclusive aproveitando os 20 anos da criação da Orquestra Jovem Vale Música”, destaca Glória Caputo.
É a primeira vez que a maioria desses alunos viverá a experiência de uma turnê. “Eles fazem parte do terceiro nível do projeto, o último. O primeiro é a socialização, depois tem a adaptação e por último, a profissionalização de seus integrantes. Então, esses alunos já fazem parte da orquestra. Da última turnê que nós tivemos, em 2017, a maioria dos alunos está em outros lugares, sejam empregados ou cursando mestrado no Brasil ou no exterior”, destaca Caputo.
Quer ler mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no Whatsapp
Celebrar 20 anos deste projeto, que é tão importante para a música erudita no Pará, significa um marco, afirma Glória Caputo. “É uma realização profissional muito grande para mim, que há 40 anos trabalho com esse intuito da formação de música, na Fundação Carlos Gomes e depois na Fundação Amazônica de Música, porque quando nós iniciamos o projeto em 2004 era apenas um sonho. Nós estávamos empregando uma nova metodologia no ensino da música e a gente não tinha ideia dos resultados desse trabalho, que a gente já vem colhendo há anos”, comemora.