Operação Carnaval vai contar com reforço de 2,2 mil agentes
Written by on 8 de fevereiro de 2024
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e demais órgão de segurança do Pará, vão iniciar os trabalhos da “Operação Carnaval 2024”. O objetivo é garantir maior tranquilidade aos foliões e brincantes que se deslocam para aproveitar o fim de semana prolongado de Carnaval em diversas regiões do Estado. Ao todo, 2.200 agentes públicos farão o reforço da segurança em cerca de 70 localidades paraenses.
Entre as localidades estão Salinópolis, Bragança, Barcarena, Cotijuba, Marabá, Parauapebas, Marapanim, Algodoal, Vigia, Colares, Tucuruí, Cametá, Porto de Moz, além da Região Metropolitana de Belém e os distritos de Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e a ilha do Combu, que também receberão reforço no policiamento.
A operação começa nesta sexta-feira (09) e segue até a Quarta-feira de Cinzas (14), com medidas ostensivas e preventivas, além de fiscalizações e orientações que serão realizadas durante o período do feriadão. Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o reforço no efetivo, nas 70 localidades paraenses, não compromete as ações policiais na capital, que também terá efetivo para garantir um Carnaval mais seguro. “Temos municípios que possuem mais de uma localidade que irão receber esse reforço. Mas são aqueles que rotineiramente e historicamente já recebem o maior fluxo de pessoas no período do Carnaval, entre eles Cametá, Vigia, Bragança, Curuçá e outras cidades que também têm um Carnaval muito movimentado e receberão esse reforço de efetivos, cerca de 2.200 agentes de segurança pública, além do efetivo ordinário que já está na localidade”, explica.
Conteúdos relacionados:
Carnaval 2024: como confeccionar fantasia sustentável?Influencer lança calcinha antifurto para bombar no carnaval
“Ressaltando à população que a capital não sofre qualquer risco de diminuição de policiamento. Nós sempre trabalhamos com reforço do efetivo para o interior, com aquelas pessoas ou que estão na sua folga aqui em Belém ou que estão na sua folga no próprio interior do Estado. Lembrando que a capital receberá, ainda assim, operações de intensificação, de fiscalização, inclusive com o policial ‘Mais Forte’, que é quando nós colocamos o policiamento da Polícia Militar, aproveitando o policial na sua folga, pagando parte da sua folga para que ele possa ajudar no policiamento. Além disso, as viaturas administrativas e os servidores que normalmente trabalham no administrativo, como é um período de ponto facultado em que não há expedientes, nós utilizamos esse policiamento também para as ruas, tendo em vista que todos são policiais e podem exercer essa função”, explicou.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Importunação sexual
Uma das novidades deste ano é a questão das ações de combate aos crimes contra grupos vulneráveis. “Nós estamos intensificando as ações de combate à importunação sexual e também à violência sexual contra grupos vulneráveis de modo geral, não só a questão das mulheres, mas também a questão de crianças e adolescentes. A gente sabe que infelizmente, no período do Carnaval, a gente tem uma ocorrência maior da importunação sexual. Por conta disso, vamos estar com campanhas de conscientização e orientando as pessoas que ‘Não é não’ e ao mesmo tempo coibindo qualquer tipo de ação que porventura venha ocorrer em qualquer ponto do Estado”, esclarece o titular da Segup, Ualame Machado.