Obras do viaduto da Mário Covas entram na reta final
Written by Redação on 20 de julho de 2025
Mais de 80% das obras de construção do viaduto na confluência das avenidas Mário Covas e Independência, em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, já foram concluídos.
O equipamento, que integra os investimentos estruturantes impulsionados pela COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), será essencial para agilizar a mobilidade urbana com segurança para a população. Este é o quinto viaduto construído pelo Governo do Pará. Quando a obra for entregue beneficiará mais de 30 mil pessoas, que passam diariamente pelo local.
Leia também
- Outeiro: píer é ampliado para receber 6 mil turistas em cruzeiros de luxo
- Veja a nova atração do Parque da Cidade: a Esplanada das Fontes
Atualmente, estão em andamento os serviços de terraplenagem, pavimentação e drenagem, de acordo com a engenheira fiscal do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Emanuele Gaia, responsável pela construção do viaduto.
Quer receber mais notícias sobre o Pará e o mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
“Já estamos caminhando para a etapa final da obra, em relação à estrutura do tabuleiro, por exemplo, que é a parte do viaduto em si. Já começaremos, na próxima semana, a fase de sinalização, iluminação e pavimentação. Esse viaduto vem para promover mais mobilidade e fluidez, com a retirada de semáforos. Milhares de pessoas serão beneficiadas”, assegura a profissional.
Com mão dupla, o viaduto terá 350 metros de extensão e 14 metros de largura. Veículos que estiverem na Avenida Independência poderão transitar por baixo da estrutura.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, ressalta a importância do viaduto.
“Este novo equipamento vai garantir mais mobilidade no ir e vir, melhorando a qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Belém. Dessa forma, as pessoas passarão menos tempo no trânsito e ganharão mais tempo no dia a dia”, ressalta o titular da Seinfra.
Outros três viadutos foram construídos na Rodovia BR-316, dentro das obras para a COP 30: um no cruzamento com a Avenida Independência e outro no acesso à Rodovia PA-483 (Alça Viária), em Marituba, e no cruzamento das avenidas Mário Covas e Três Corações.
O viaduto construído na BR-316, que garante acesso à Avenida Ananin, foi entregue em 2023, beneficiando milhares de usuários da via e moradores de Ananindeua e demais municípios da Região Metropolitana.