Obra na Bacia da Estada Nova beneficia três barros de Belém
Written by on 31 de março de 2023
Nesta sexta-feira (31), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou a Ordem de Serviço (OS) para o início das obras da primeira fase da Estação de Tratamento de Esgoto do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Estrada Nova. A obra, que será construída pela Prefeitura de Belém, tem como objetivo garantir qualidade de vida e moradia digna à população dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação.
A construção será composta pela ETE, cinco Estações Elevatórias de Esgoto e uma rede de coleta de esgoto com 50 km de extensão, capaz de tratar o esgoto de pelo menos 21 mil residências. Além disso, a Prefeitura fará as ligações intradomiciliares à rede de esgoto.
Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues, “essa obra vai mudar de forma radical a qualidade de vida do povo. Ela é a primeira grande obra de engenharia capaz de tratar os esgotos de pelo menos 21 mil residências, de forma que a estação vai ajudar Belém também em termos da saúde pública”.
LEIA TAMBÉM:
+ Vídeo: Mãe de aluno que esfaqueou colega fala sobre ataque
+ PF investiga ameaça de ataque ao IFPA; aulas são suspensas
+ Mulher é presa com 130 cápsulas de cocaína no estômago
A obra será construída numa área próxima ao Canal da Quintino com a avenida Bernardo Sayão, às margens do rio Guamá, e terá um papel importante na despoluição desse rio. A estação transformará o esgoto sanitário em água tratada, evitando o despejo diário de 10 milhões de litros de esgoto sem tratamento no rio Guamá.
De acordo com o Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), a Prefeitura investirá R$ 26,5 milhões na construção, valor oriundo de recursos próprios e de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A obra beneficiará diretamente 85 mil moradores, principalmente do bairro do Jurunas, e terá prazo de 13 meses para a primeira fase da construção. A conselheira do Tá Selado e moradora do bairro da Cremação, Valdira Freitas, esteve presente na assinatura da OS e afirmou que a infraestrutura beneficiará não somente os moradores do Jurunas, mas toda Belém futuramente. “O rio Guamá é a entrada de Belém, resolvendo as coisas aqui, toda Belém ganha”.