Nova edição do Anuário do Pará é lançada nesta noite
Written by on 6 de março de 2023
Considerando o grande sumário paraense, a 13ª edição do Anuário do Pará foi lançado na noite desta segunda-feira (06). O Anuário do Pará 2022-2023 é responsável por consolidar a mais completa fonte de consulta para estudantes, pesquisadores, jornalistas e turistas.
Nova edição do Anuário do Pará será lançada nesta segunda
Em reunião, governo discute preparativos para a COP-30
O documento, que reúne as principais mudanças no cenário econômico, político, social e cultural do Estado no último ano, foi apresentado no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Um dos momentos mais esperados da noite, que marcou a volta do lançamento presencial após a pandemia da Covid-19, foi a conferência do Ministro de Estado das Cidades, Jader Barbalho Filho, que apresentou alguns dos projetos que a pasta está produzindo, incluindo o programa Minha Casa, Minha Vida, relançado na nova gestão do presidente Lula.
“O Anuário do Pará é de fundamental importância. Ele é informação, e ninguém consegue enfrentar questões sociais, entender os problemas que nosso Estado tem, não consegue falar de investimentos, sem ter a informação. O anúario aproxima as pessoas, seja o aluno na escola, o cidadão, o poder público, para que a gente possa saber verdades concretas, compiladas dentro de um anuário, e fazer tudo que o Estado necessita e quer”, ressaltou o ministro Jader Filho.
Neste ano, o projeto do Anuário do Pará tem como tema a diversidade de linguagens do povo paraense, um dos aspectos mais ricos da cultura local. Desenvolvido desde 2010, o Anuário do Pará traz matérias especiais sobre gírias, expressões e verbetes exclusivos e tradicionais do Estado, as línguas indígenas, as expressões religiosas, os escritores paraenses, além da cultura de se contar histórias do jeito paraense de ser.
Para o vice-presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno, o lançamento possui uma importância enorme para o Estado. “Já estamos na 13ª edição, é a fonte de informação precisa, confiável, atualizada anualmente por uma equipe que trabalha por meses, para que a gente sempre possa apresentar o que há de novidade. Nesta edição temos quase mil páginas, com tudo sobre geografia, economia, história, política, cultura. Você pode encontrar toda informação que se precisa sobre o Estado do Pará no anuário”, afirmou.
O diretor comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato, ressalta a importância do Anuário do Pará. “Para nós, é uma grande honra estar aqui mais uma vez recebendo nossos apoiadores, nossos clientes, nossos patrocinadores, e lançando mais uma edição para que as pessoas possam conhecer e ter, em um único exemplar, todas as informações atualizadas sobre o nosso Pará”, afirma.
A secretária de Cultura do Estado do Pará, Ursula Vidal, também esteve no lançamento e ressaltou a importância do projeto. “Parabenizamos o Diário do Pará e esta iniciativa, pois sabemos que os pesquisadores, estudantes, professores, visitantes e todos os paraenses podem consultar essa importante e segura fonte de informações sobre o nosso Pará”, afirmou.
Os 9 capítulos trazem mapas, infográficos, tabelas, reportagens, artigos, pesquisas e fotografias para facilitar a consulta e para que o leitor tenha sempre um conteúdo completo. Traz ainda as estruturas organizacionais dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário de todos os entes federativos, dados sobre a balança comercial, setores produtivos, empresas, além de uma radiografia completa de todos os 144 municípios do Estado.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
São quase mil páginas de informações sobre infraestrutura, economia, educação, saúde, cultura, política, rede de proteção social e meio ambiente, com um conteúdo editorial completo, o que o torna referência para o mercado editorial e educacional do Estado, possuindo o status de obra mais completa sobre o Pará.
É um estudo completo com informações confiáveis e atualizadas sobre o Estado envolvendo a biodiversidade, fauna e flora, turismo, geografia, cultura, economia e muito mais.
O projeto conta com grandes parceiros comerciais:
Agropalma
Alubar
Alepa
Claro
TCM/ PA
Hydro
Imperador
Porto Dias/ Martedei
Norte Energia
Sebrae
Guamá
Hapvida/Notredame
Prefeitura de Barcarena
Sesi/Senai/Fiepa/IEL
Apoio:
Hospital HSM
Apoio Institucional:
Vale
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível: