Nova administração toma posse no TRT-8 no Pará
Written by on 5 de dezembro de 2022
Em sessão solene realizada no auditório Aloysio da Costa Chaves, no prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em Belém, a nova administração do TRT-8, para o biênio 2022/2024, tomou posse no início da tarde desta segunda-feira (5).
Assumiram a nova mesa diretora, os desembargadores Marcus Augusto Losada Maia, no cargo de presidente, Ida Selene Duarte Sirotheau Correa Braga, como vice-presidente e Maria Zuíla Lima Dutra, no cargo de corregedora regional.
LEIA TAMBÉM:
Helder fortalece garantia da defesa da propriedade privada
MPPA quer anular empréstimo milionário feito por Jatene
A cerimônia, que foi transmitida ao vivo pelo Canal Oficial do TRT-8 no Youtube, contou com a presença do governador do estado do Pará, Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do presidente da OAB-Pa, Eduardo Imbiriba, da presidente do TCM-PA, Mara Lúcia Barbalho da Cruz, além do presidente do Ministério Público do Trabalho, Loris Pereira Júnior, além do vice-presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno, entre outras autoridades, convidados e membros do Judiciário.
O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a carreira e a qualificação dos magistrados que compõem a nova diretoria do TRT-8 e destacou a importânciao de uma Justiça Trabalhista forte e comprometida em garantir os direitos daqueles que são mais frágeis, no que diz respeito às relações de trabalho no Pará.
“Tanto o desembargador Marcus Augusto Losada Maia quanto as desembargadoras Ida Selene Duarte Sirotheau Correa Braga e Maria Zuíla Lima Dutrasão podem contar com a total colaboração do Governo do Pará para que possam ter total sucesso na gestão que agora iniciam, na qual tenho certeza de que desenvolverão um trabalho exemplar à frente do TRT-8, assegurando a defesa dos direitos trabalhistas daquelas pessoas mais vulneráveis nas relações de trabalho”, observou.
No seu discurso de posse como presidente, o desembargador Marcus Augusto Losada Maia, agradeceu a presença dos presentes e falou da necessidade de união entre os servidores, magistrados e colaboradores da Justiça do Trabalho para o desenvolvimento de sua gestão, mas também aproveitou a oportunidade para criticar as recentes mudanças feitas na legislação trabalhista que, na interpretaçao do magistrado, contrariam o que diz a Constituição Federal.
“Nossa lei maior nos orienta quando menciona que os direitos de trabalhadores e de trabalhadoras devem ter sempre uma destinação, que seja a melhoria na condição social. O que sem dúvida nenhuma não se consegue desprotegendo aquele e aquela que precisa de proteção”, afirmou Maia.
“Acrescento, por acreditar ser oportuno, estar alinhado com os mesmos ideais da atual administração do Tribunal Regional do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho de inserir a Justiça do Trabalho, pelo protagonismo de sua atuação, em qualquer debate destinado a promover um ambiente de trabalho livre de qualquer intolerância, de discriminação ou de qualquer outro tipo de preconceito, promovendo políticas que reforcem a equidade racial e a identidade de gênero” acrescentou.
TRAJETÓRIA DO NOVO PRESIDENTE
Graduado em Direito em 1991, pela Universidade da Amazônia (Unama), o desembargador Marcus Augusto Losada Maia tornou-se especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), em 2011.
Ingressou no cargo de juiz do trabalho substituto da Justiça do Trabalho da 8ª Região, no dia 8 de maio de 1992, por meio do concurso público C 231. No ano de 1994, foi promovido, pelo critério de antiguidade, a Juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Conceição do Araguaia. Em 1995, foi deslocado para Marabá, a pedido, para exercer como Juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Marabá.
De 1995 a 1997, foi Juiz Presidente das Juntas de Conciliação e Julgamento de Abaetetuba e de Castanhal. Em 30 de junho de 1997, veio para a capital para exercer o Juiz Titular da 7ª Vara do Trabalho de Belém, que durou até 22 de outubro de 2002.
DESEMBARGADOR
No ano de 2002, foi promovido pelo critério de merecimento para exercer o cargo de desembargador do TRT da 8ª Região em vaga decorrente do término do mandato do Sr. Emanuel do Nascimento Batalha, Juiz Classista, representante dos trabalhadores no triênio de 1998 a 2001.
Durante o biênio 2009-2010, exerceu o cargo de presidente da 1ª Turma, de 2012 a 2014 Exerceu o cargo de Corregedor Regional da Justiça do Trabalho da 8ª Região, e foi diretor da Escola Judicial da 8ª Região (Ejud8) no período de 2015 a 2016.